Educandário localizado no bairro Fátima atendeu 80 crianças em 2023
Em dezembro de 2022, foi inaugurada a EMI Professora Simone Dalla Costa Lemos. Localizada no bairro Fátima, o educandário conta com um espaço com cinco salas de aula, espaço administrativo e de serviços, biblioteca, cozinha, refeitório, enfermaria e espaços de recreação. Em seu primeiro ano de funcionamento, foram atendidas 80 crianças do berçário ao maternal.
Para celebrar essa data tão importante, foi organizado um momento muito especial de comemoração, envolvendo alunos, pais, equipe diretiva e funcionários, registrando um ano de história da EMI, junto a comunidade do bairro Fátima.
A presidente do Círculo de Pais e Mestres, Carina Cristina dos Santos de Souza, fala sobre o primeiro ano. “A escola é uma grande família. Foi muito maravilhoso acompanhar esse ano nossa escola. Foi a minha primeira experiência como Presidente de um CPM e espero ter contribuído. E para o próximo ano que a comunidade escolar possa contar comigo nessa linda jornada”.
A EMI Simone Dalla Costa Lemos teve como primeiro projeto norteador “Construindo nossa História… Protagonizando o futuro” que por sua vez teve como base o projeto da Secretaria de Educação para 2023 “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução”, com o olhar voltado para ao ambiente próximo (a sala de aula, a casa, a rua, o bairro/distrito) ou almejar o amplo (cidade, planeta…) e até o virtual, caracterizando-se pela atuação planejada, inovadora, inclusiva e em rede.
Conforme a diretora Simone Morbini, o projeto norteador expressou um comprometimento com o amanhã.“O objetivo é sensibilizar os alunos, professores, colaboradores e a comunidade escolar para a importância de ser um cidadão consciente e apto para tomar decisões mais comprometidas com a vida, o seu bem-estar e do outro. Isso aplicado por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente, priorizando a reciclagem, a reutilização e a redução do lixo”.
Ainda, Simone ressalta sobre a importância da creche para a comunidade do bairro Fátima.“A escola é muito importante para a comunidade do bairro Fátima, pois educar, cuidar e preparar as crianças para o mundo é um papel essencial da escola para o desenvolvimento da comunidade na qual ela está inserida. Para os pais, é um lugar seguro, onde os mesmos podem trabalhar tranquilos. Para as crianças, um ambiente acolhedor e enriquecedor para propor uma pártica educativa no qual o aluno é o protagonista”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, salienta que “comemorar o primeiro ano da EMI Simone Dalla Costa Lemos é motivo de alegria. Neste ano a escola acolheu e atendeu as crianças da comunidade do Bairro Fátima e arredores e suas famílias puderam deixar seus filhos com a certeza e a tranquilidade de que estavam em um espaço educativo saudável. A construção da escola foi uma grande conquista da comunidade.”
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/Professora EMI Professora Simone Dalla Costa Lemos
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor