Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria da Agricultura de Bento Gonçalves participou da reunião do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (COMAPA), referente ao Projeto de Proteção das Nascentes em propriedades rurais e também sobre a aplicação de BTI contra mosquitos em localidades do interior. O projeto voltado às nascentes é desenvolvido em parceria com a Emater, Sicredi Serrana, contando com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Na reunião foi debatido sobre a importância da proteção das nascentes nas propriedades, com o principal objetivo de contribuir para a conservação de recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs. O projeto é realizado em propriedades rurais da região de abrangência da Sicredi Serrana. Atualmente está sendo desenvolvido em 105 propriedades da região, sendo cinco em Bento Gonçalves.
A extensionista social da Emater Luciana Marion Fagundes comentou sobre o projeto. “O Projeto de Proteção de Nascentes da Emater e Sicredi Serrana iniciou em 2021, e, hoje, é uma referência a nível de Brasil. Ele objetiva contribuir para a conservação dos recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs, em propriedades rurais da serra gaúcha”.
Para o subprefeito de Tuiuty, Thiago Coser, que esteve presente na reunião, “foi bem importante termos nos reunido para tratarmos desses dois temas. Reforçarmos sempre sobre como é importante a aplicação correta dos BTIs, sempre tomando todo o cuidado possível no momento da aplicação”.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli destacou sobre a importância da realização da reunião. “Esses encontros com o COMAPA são importantíssimos para discutirmos sobre projetos e o que podemos fazer para melhorar nas localidades rurais. Tanto a preservação das nascentes, quanto a aplicação dos BTIs são temas importantes para discutirmos”.
O projeto no município
O Projeto em Bento Gonçalves tem uma Unidade de Referência situada numa localidade da Linha Eulália, e recebe visitas de escolas, agricultores interessados e turistas, que vão até ao local protegido para ver como é uma nascente protegida, aprender e consequentemente ter consciência sobre a importância da preservação da água. Outras três propriedades este ano foram contempladas pelo projeto, e para o ano de 2024 está programado para ser executado em mais duas propriedades. A Emater é a única empresa de assistência técnica que pode prestar assistência técnica sobre como fazer a proteção de nascentes sem a interferência na estrutura da nascente, e estas orientações são autorizadas pelo CONSEMA através de resolução emitida.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação