Período de visitação é de 20 de dezembro de 2023 a 30 de janeiro de 2024
De 20 de dezembro a 30 de janeiro, o Museu do Imigrante recebe a exposição “Histórias e Trajetórias”, das artistas plásticas Gabrielly Paz e Sarah Milani Campana. Cada uma traz um caminho artístico diferente: Gabrielly, em suas criações, traz o misterioso movimento do Surrealismo; e Sarah, tem o olhar ancorado no Realismo, onde seu traço busca a expressão máxima dos retratados.
E “Histórias e Trajetórias” promove um diálogo entre os dois universos próprios e distintos que, no entanto, cria um laço de amizade e de novas interpretações. Na mostra vão estar 50 obras de Sarah em tamanhos médios na técnica de lápis a base de óleo e aquarela, e Gabrielly traz 14 obras, sendo 10 na técnica de acrílica e óleo sobre tela, e 4 obras na técnica da aquarela sobre papel.
Gabrielly fala de como surgiu a ideia de unir os dois estilos.“A ideia de unir os dois estilos nasceu a partir do nosso encontro, do desenvolvimento de uma amizade e admiração de nossas obras. À medida que exploramos nossas criações individuais, percebemos que havia uma boa sinergia entre nossos estilos artísticos distintos”.
Para Sarah, o realismo transcende o figurativo, além de proporcionar um feito artístico notável. “A capacidade de impressionar, não só às outras pessoas, mas principalmente a mim, eu amo olhar uma obra muito realista que me faz sentir incrédula que um ser humano conseguiu pintar. Na maioria das vezes quando eu entrego a obra pronta para a pessoa eu vejo nela o quanto isso significa para ela, eu me sinto capaz de grandes feitos, é por isso eu trabalho com isso. Para mim é a ferramenta que eu tenho para poder encontrar meu lugar no mundo, dominar essa técnica e ter a capacidade de encantar”.
Para Gabrielly, o que a atrai no surrealismo é a liberdade de criação.“Acredito que reside na capacidade de transcender as barreiras da realidade convencional, o que me permite explorar um reino de expressões artísticas onde o inconsciente e o imaginário se entrelaçam de maneira intrigante. A liberdade no surrealismo me proporciona espaço para a experimentação, e desafia as limitações da lógica. A riqueza simbólica e a liberdade interpretativa característicos do surrealismo oferecem um terreno fértil para expressar ideias profundas e complexas, criando um diálogo único entre o espectador e a obra de arte”.
A vernissage ocorre no dia 19 de dezembro, às 19h, no Museu do Imigrante.
Serviço
O que: “Histórias e Trajetórias”, Gabrielly Paz e Sarah Milani Campana
Vernissage: 19 de dezembro, às 19h
Período de visitação: de 20 de dezembro a 30 de janeiro
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e nos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação