Professor e consultor palestrou nesta segunda-feira, no CIC-BG, a convite da Proamb, da Esic e do Sebrae
Com carreira acadêmica focada na neurociência e na estratégia, o professor, consultor e palestrante Luciano Salamacha aproximou de empreendedores de Bento Gonçalves a importância do equilíbrio para os negócios. O encontro ocorreu na noite de 11 de dezembro, no Bento Gonçalves Centro Empresarial. Para ele, que esteve no município através da parceria entre a Esic Business & Marketing School, o Sebrae e a Fundação Proamb, isso pode ser percebido através de quatro pilares que ajudam empresas a rever atitudes e, principalmente, se continuarão ou não a empreender.
Salamacha disse que as organizações têm três direcionamentos, as que são focadas no cliente, as que são voltadas aos processos e as que são direcionadas aos negócios. No primeiro caso, há uma relação muito próxima com o cliente, mas que desde de processos e gasta dinheiro em prol do que chamou de pseudofidelidade. “Cliente é fiel até que consiga algo melhor”, disse. As focadas em processos esquecem os clientes e acabam engessadas. “São quase como se fossem serviço público”, comparou. Já as empresas focadas nos negócios têm uma visão do todo. “Elas têm a equipe o tempo inteiro olhando para o cliente, olhando para o processo, mas olhando para os resultados”, disse.
Segundo Salamacha, essas empresas reivindicam uma gestão mais complexa, pois elas têm capacidade de adaptabilidade muito maior, o que exige uma equipe treinada para a volatilidade do mercado. “Não é errado estar focado nos clientes ou nos processos, mas ambos devem estar inseridos numa empresa focada no negócio”, ensinou.
Dessa forma, Salamacha fala na quadridimensionalidade empreendedora, ou seja, os quatro fatores que vão ajduar a desenvolver o empreendimento. Isso está sedimentado na relação entre organização e mercado, na interação com o cliente para saber o valor que a empresa está agregando, no cuidado para não exagerar nos processos e na dimensão dos resultados. A palestra de Salamacha fez parte do Circuito de Empreendedorismo e Inovação Sustentável, série de seis encontros, cada um sob uma temática, realizados em diversas cidades do Sul do país. Todas as palestras estão disponíveis no canal da Esic no YouTube.
Salamacha também conduz o MBA Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal®, oferecido de modo exclusivo no Rio Grande do Sul pela Fundação Proamb e pela escola de negócios espanhola Esic Business & Marketing School, em Bento Gonçalves. A pós-graduação é direcionada para a tomada de decisão, implicando que os alunos reaprendam a forma de pensar.
O MBA possui certificação internacional reconhecida pelo MEC e tem carga horária de 360 horas. Ao longo dos 18 meses de duração, os alunos passam por três módulos de ensino – A Evolução da Humanidade nos Aspectos Culturais, Fisiológicos e Históricos; A Evolução do Pensar Mediante a Interação da Filosofia e o Ambiente Competitivo das Organizações; e A Evolução do Ser Humano e suas Decisões Perante as Empresas e a Sociedade. As aulas ocorrem quinzenalmente, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, no (CIC-BG), ministradas por professores mestres e doutores com grande vivência em grandes corporações. Atualmente, uma terceira está em curso, e as inscrições para a turma de 2024 encontram-se abertas. Mais informações através do site www.proamb.com.br.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos / Viviane Somacal
Foto: Bárbara Salvatti
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor