Projetos da UCS são aprovados pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

Trabalhos contemplam tecnologia e sustentabilidade no agronegócio e educação financeira por meio de jogos eletrônicos

A Universidade de Caxias do Sul teve aprovados recentemente pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado três importantes projetos na área de inovação que, a partir de março do ano que vem, começam a ser executados. Juntos, somam R$ 2 milhões em investimento por parte do Estado e contam com a parceria de empresas, de escolas e do setor público. A fase agora é de reunir documentos complementares para viabilizar a liberação da verba e o início dos trabalhos.

Os projetos aprovados são Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada (Edital Inova Agro); FinEdPlay: Jogos eletrônicos educativos para Educação Financeira (Edital GameRS); e Agro.City Living Lab: Ambientes de Inovação e Sustentabilidade em Agricultura Urbana Avançada (Edital TEC4B). Para o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência de Inovação da UCS, a UCSiNOVA, professor Matheus Parmegiani Jahn, “a aprovação dos três projetos por parte da SICT é mais uma comprovação da qualidade dos pesquisadores da UCS e reforça o papel da UCSiNOVA de agente de conexão entre as demandas da sociedade e a disponibilidade de conhecimentos e tecnologias por parte da Universidade, inserindo a inovação em benefício do desenvolvimento regional”.

A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, destaca que as iniciativas da UCS em busca de recursos e projetos vêm contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social, econômica e institucional, potencializando a conexão com os elos da quádrupla hélice, integrando universidade, governo, empresas e sociedade, para a efetiva resolução de problemas de diferentes complexidades. “Não há como promover a inovação sem pessoas, sem produção de conhecimento e sem a colaboração entre os diferentes atores sociais. Esse é o grande diferencial para avançarmos: parcerias, colaboração e cooperação para o desenvolvimento de estratégias disruptivas, gerando soluções inovadoras.”

Conheça os projetos

Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada
Coordenador: Gabriel Fernandes Pauletti
Objetivo: desenvolver uma tecnologia de controle de produção que maximize as condições de cultivo do ambiente produtivo, com sistema produtivo de hortaliças em condições controladas. Esta tecnologia abrange a utilização de iluminação artificial, controle de temperatura, fertirrigação, umidade, CO2 e acompanhamento/gerenciamento do sistema através de software desenvolvido para dispositivo móvel.
Empresa parceira: UpControl

FinEdPlay: Jogos eletrônicos educativos para Educação Financeira
Coordenadora: Iraci Cristina Silveira De Carli
Objetivo: por meio de uma parceria entre a Universidade, estúdios de games e escolas, desenvolver a indústria de jogos eletrônicos no estado do Rio Grande do Sul, especificamente de jogos educativos, para preparar os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio ao planejamento, utilização e aplicação do dinheiro adequadamente. Ao final do projeto, será entregue para as escolas parceiras um jogo eletrônico para Educação Financeira. O jogo educativo será planejado, desenvolvido, testado e implantado durante a vigência do projeto.
Empresa parceira: Yours Bank
Escolas parceiras: Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas (Caxias do Sul) e Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini (Monte Belo do Sul)

Agro.City Living Lab: Ambientes de Inovação e Sustentabilidade em Agricultura Urbana Avançada
Coordenadora-administrativa: Ana Cristina Fachinelli
Coordenador técnico: Daniel Notari
Objetivo: estruturar e operacionalizar o “Agro.City Living Lab” como um ambiente colaborativo de inovação no agronegócio, focando na governança e em modelos de negócios, experimentação e aplicação de tecnologias avançadas de sensoriamento para o campo e a agricultura urbana. O propósito é facilitar sua adoção pelo pequeno agricultor e pelos empreendedores e estabelecer metodologias rigorosas para avaliação e redução da pegada de carbono na agricultura urbana, enquanto se consolida como um hub central de cocriação, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em inovação na agricultura urbana sustentável.
Empresa parceira: Prediza Tecnologia da Informação Ltda
Prefeitura parceira: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação

Foto Projeto Iluminação Artificial: UCSiNOVA/Divulgação

Foto EducaçãoFinanceiraJogosDigitais: Bruno Zulian

 

error: Conteúdo Protegido