Divulgados resultados da Consulta Popular 2023

Projetos nas áreas do turismo, inovação e assistência social dividirão R$ 1,7 mi

Foram divulgados na última quinta-feira (7) os resultados da votação da Consulta Popular 2023. Entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) espalhados pelo Estado, o Corede Serra ficou em 27ª posição, com apenas 5.573 votos, ante 718.164 pessoas aptas a votar, o que representa menos de 1% do total de eleitores.

Bento Gonçalves foi a cidade com o maior número de votos: 1.488, seguida por Farroupilha, com 1.106 votos e Caxias do Sul, com 1.048.

“Sentimos muito pela baixa adesão. São projetos importantíssimos, que não recebem a mesma visibilidade por parte dos governantes, que precisam se ater a questões referentes a saúde, educação e segurança, tidas como prioridades, por óbvio. Os projetos inscritos este ano foram muito interessantes, porém, não atraíram a atenção do público apto a votar”, afirma a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia.

Os projetos eleitos receberão R$ 432.142,86 cada para sua execução. São eles:

– Desenvolvimento do Turismo, com 1.449 votos

– Hub de Inovação Regional – Inova Bento, com 1.207 votos

– Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio” promovendo o turismo religioso, desenvolvimento econômico e cultural, com 1.190 votos

– Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo Caminhos para uma Comunidade Segura: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata, com 360 votos

Os projetos “Cidades mais seguras: Qualificando a gestão de riscos de desastres”, que obteve 1.041 votos e “Socialização dos Idosos – Realização de atividades sociais e culturais”, com 326 votos, não foram contemplados, sendo que, o primeiro deles, embora tenha conquistado mais eleitores, não se enquadra na área de Assistência Social, considerada prioritária pelo Governo do Estado nesta edição da Consulta Popular.

“Um dos quesitos para a eleição deste ano era, obrigatoriamente, contemplar um projeto da área da Assistência Social. O projeto ‘Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo Caminhos para uma Comunidade Segura: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata’ foi o primeiro colocado entre os dois da cédula, sendo, desta forma, o contemplado”, frisa a Presidente.

Fonte: Mônica Rachele | Assessora de Imprensa do Corede Serra

error: Conteúdo Protegido