Projetos nas áreas do turismo, inovação e assistência social dividirão R$ 1,7 mi
Foram divulgados na última quinta-feira (7) os resultados da votação da Consulta Popular 2023. Entre os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede) espalhados pelo Estado, o Corede Serra ficou em 27ª posição, com apenas 5.573 votos, ante 718.164 pessoas aptas a votar, o que representa menos de 1% do total de eleitores.
Bento Gonçalves foi a cidade com o maior número de votos: 1.488, seguida por Farroupilha, com 1.106 votos e Caxias do Sul, com 1.048.
“Sentimos muito pela baixa adesão. São projetos importantíssimos, que não recebem a mesma visibilidade por parte dos governantes, que precisam se ater a questões referentes a saúde, educação e segurança, tidas como prioridades, por óbvio. Os projetos inscritos este ano foram muito interessantes, porém, não atraíram a atenção do público apto a votar”, afirma a presidente do Corede Serra, Monica Beatriz Mattia.
Os projetos eleitos receberão R$ 432.142,86 cada para sua execução. São eles:
– Desenvolvimento do Turismo, com 1.449 votos
– Hub de Inovação Regional – Inova Bento, com 1.207 votos
– Apoio ao roteiro turístico “Caminhos de Caravaggio” promovendo o turismo religioso, desenvolvimento econômico e cultural, com 1.190 votos
– Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo Caminhos para uma Comunidade Segura: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata, com 360 votos
Os projetos “Cidades mais seguras: Qualificando a gestão de riscos de desastres”, que obteve 1.041 votos e “Socialização dos Idosos – Realização de atividades sociais e culturais”, com 326 votos, não foram contemplados, sendo que, o primeiro deles, embora tenha conquistado mais eleitores, não se enquadra na área de Assistência Social, considerada prioritária pelo Governo do Estado nesta edição da Consulta Popular.
“Um dos quesitos para a eleição deste ano era, obrigatoriamente, contemplar um projeto da área da Assistência Social. O projeto ‘Fortalecendo Vínculos: Reconstruindo Caminhos para uma Comunidade Segura: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Nova Prata’ foi o primeiro colocado entre os dois da cédula, sendo, desta forma, o contemplado”, frisa a Presidente.
Fonte: Mônica Rachele | Assessora de Imprensa do Corede Serra
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves