Trabalhos contemplam tecnologia e sustentabilidade no agronegócio e educação financeira por meio de jogos eletrônicos
A Universidade de Caxias do Sul teve aprovados recentemente pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Estado três importantes projetos na área de inovação que, a partir de março do ano que vem, começam a ser executados. Juntos, somam R$ 2 milhões em investimento por parte do Estado e contam com a parceria de empresas, de escolas e do setor público. A fase agora é de reunir documentos complementares para viabilizar a liberação da verba e o início dos trabalhos.
Os projetos aprovados são Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada (Edital Inova Agro); FinEdPlay: Jogos eletrônicos educativos para Educação Financeira (Edital GameRS); e Agro.City Living Lab: Ambientes de Inovação e Sustentabilidade em Agricultura Urbana Avançada (Edital TEC4B). Para o coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência de Inovação da UCS, a UCSiNOVA, professor Matheus Parmegiani Jahn, “a aprovação dos três projetos por parte da SICT é mais uma comprovação da qualidade dos pesquisadores da UCS e reforça o papel da UCSiNOVA de agente de conexão entre as demandas da sociedade e a disponibilidade de conhecimentos e tecnologias por parte da Universidade, inserindo a inovação em benefício do desenvolvimento regional”.
A pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, professora Neide Pessin, destaca que as iniciativas da UCS em busca de recursos e projetos vêm contribuindo para a sustentabilidade ambiental, social, econômica e institucional, potencializando a conexão com os elos da quádrupla hélice, integrando universidade, governo, empresas e sociedade, para a efetiva resolução de problemas de diferentes complexidades. “Não há como promover a inovação sem pessoas, sem produção de conhecimento e sem a colaboração entre os diferentes atores sociais. Esse é o grande diferencial para avançarmos: parcerias, colaboração e cooperação para o desenvolvimento de estratégias disruptivas, gerando soluções inovadoras.”
Conheça os projetos
Tecnologia Produtiva com Iluminação Artificial: Impulsionando Produtividade, Sustentabilidade e Eficiência com Tecnologia Avançada
Coordenador: Gabriel Fernandes Pauletti
Objetivo: desenvolver uma tecnologia de controle de produção que maximize as condições de cultivo do ambiente produtivo, com sistema produtivo de hortaliças em condições controladas. Esta tecnologia abrange a utilização de iluminação artificial, controle de temperatura, fertirrigação, umidade, CO2 e acompanhamento/gerenciamento do sistema através de software desenvolvido para dispositivo móvel.
Empresa parceira: UpControl
FinEdPlay: Jogos eletrônicos educativos para Educação Financeira
Coordenadora: Iraci Cristina Silveira De Carli
Objetivo: por meio de uma parceria entre a Universidade, estúdios de games e escolas, desenvolver a indústria de jogos eletrônicos no estado do Rio Grande do Sul, especificamente de jogos educativos, para preparar os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio ao planejamento, utilização e aplicação do dinheiro adequadamente. Ao final do projeto, será entregue para as escolas parceiras um jogo eletrônico para Educação Financeira. O jogo educativo será planejado, desenvolvido, testado e implantado durante a vigência do projeto.
Empresa parceira: Yours Bank
Escolas parceiras: Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Vargas (Caxias do Sul) e Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Migliorini (Monte Belo do Sul)
Agro.City Living Lab: Ambientes de Inovação e Sustentabilidade em Agricultura Urbana Avançada
Coordenadora-administrativa: Ana Cristina Fachinelli
Coordenador técnico: Daniel Notari
Objetivo: estruturar e operacionalizar o “Agro.City Living Lab” como um ambiente colaborativo de inovação no agronegócio, focando na governança e em modelos de negócios, experimentação e aplicação de tecnologias avançadas de sensoriamento para o campo e a agricultura urbana. O propósito é facilitar sua adoção pelo pequeno agricultor e pelos empreendedores e estabelecer metodologias rigorosas para avaliação e redução da pegada de carbono na agricultura urbana, enquanto se consolida como um hub central de cocriação, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em inovação na agricultura urbana sustentável.
Empresa parceira: Prediza Tecnologia da Informação Ltda
Prefeitura parceira: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul
Foto Projeto Iluminação Artificial: UCSiNOVA/Divulgação
Foto EducaçãoFinanceiraJogosDigitais: Bruno Zulian
Corpo de Bombeiros participa de evento natalino em Bento
Corpo de Bombeiros ministra instrução para militares do 6º BCOM em Bento
Acidente de trabalho deixa mecânico ferido em Bento Gonçalves