Diretoria voluntária presidida pelo empresário César Cini vem somando conquistas para a entidade
Idealizado na década de 1980 e atuando há 33 anos na acolhida de idosos, o Lar do Ancião é uma das mais tradicionais entidades assistenciais de Bento Gonçalves – e, como todas elas, enfrenta muitos desafios para manter-se em seu propósito social. A escassez de recursos é, sem dúvida, um deles – mas não só. Administrar a casa com eficiência é imperativo para oferecer serviços de qualidade e, em paralelo, garantir a perenidade sustentável da instituição.
Foi com essa missão que o empresário César Cini assumiu a presidência do Lar do Ancião para a gestão 2022/2025. “Nosso primeiro movimento foi o de reabilitar o Lar do Ancião”, conta. Esse trabalho de bastidores começou com a aplicação de um olhar criterioso sobre a gestão da casa – financeira, contábil, de recursos humanos e patrimonial – focado na lisura e no profissionalismo. Houve renegociação de dívidas que colocavam em risco a continuidade da atuação e implantação de melhorias para viabilizar sua sustentabilidade. “Almejamos um Lar do Ancião sólido e autossuficiente, modelo de seriedade e com credibilidade para angariar apoiadores comprometidos com a causa. Uma entidade que seja administrada com a eficiência de uma empresa, mas que preserve sua alma, sua essência de acolhida. Esse é o caminho não só para a perenidade da instituição, mas para o cumprimento do propósito de proporcionar qualidade de vida, dignidade e acolhida para os residentes”, explica.
Cini e sua diretoria criaram estratégias para diminuir despesas e buscaram parcerias para promover melhorias. As caixas d’agua de concreto foram substituídas por modelos feitos em fibra. Os quartos ganharam ventiladores de parede, mais seguros e econômicos. Nos banheiros, chuveiros e torneiras com sistema de aquecimento solar ajudaram a reduzir o consumo de energia e, ainda, contribuir com a preservação dos recursos naturais. O Lar ganhou, também, em todo o complexo, sistema de calefação através de queima de pellets, viabilizado através de parcerias feitas com duas empresas locais, uma delas fornecendo a estrutura e maquinários (por meio de sua fundação localizada na Irlanda), e, a segunda, garantindo o fornecimento gratuito dos pellets utilizados no sistema de calefação com intuito de proporcionar o bem-estar dos residentes, colaboradores e familiares. Outra melhoria foi a instalação de uma academia para os moradores e todo o complexo recebeu pintura externa – isso tudo em menos de dois anos.
“Agora, caminhamos para resgatar a imagem do Lar do Ancião perante a sociedade e o envolvimento da comunidade nas ações em favor da entidade, criando uma rede colaborativa também com a participação da iniciativa privada e dos poderes públicos”, destaca Cini.
Empresário e empreendedor internacionalmente reconhecido no segmento moveleiro, Cini encontrou no trabalho voluntário junto ao Lar do Ancião uma oportunidade de retribuição à comunidade. “Precisamos ter esse olhar de fazer algo pela sociedade, pelo próximo, de colocar nossas competências e talentos também a serviço da coletividade”, aponta. Sua atuação enquanto presidente dá continuidade a um histórico de contribuições para a casa que precede, e muito, sua gestão. No ano de 2019, a família Cini doou para a entidade, por exemplo, uma câmara fria que otimiza o acondicionamento de alimentos e prolonga seu aproveitamento para consumo. No mesmo ano e no ano seguinte, atuando como Vice-presidente da instituição, participou da implantação do Projeto “Amigos do Lar, Amigos do Sol”, projeto de obtenção de energia solar através de placas fotovoltaicas, em parceria com o Rotary Club Bento Gonçalves Planalto, o que trouxe economia significativa no consumo de energia no complexo.
Entidade filantrópica instituída para longa permanência para idosos, atua sem fins lucrativos. O Lar do Ancião tem capacidade para abrigar até 60 moradores. Hoje, tem 42 residentes, com idades entre 65 e 100 anos. O ingresso na casa ocorre por procura espontânea ou ordem judicial, nos casos de vulnerabilidade. Lá, recebem serviço de acolhimento institucional – moradia, refeições, cuidados na área de saúde, lazer e, sobretudo, tratamento digno e humanitário. Atualmente, conta com um quadro de mais de 30 colaboradores nas áreas da Saúde (Enfermagem, Técnicos e Cuidadores, Assistência social, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição), Alimentação (cozinheiros e auxiliares) e Suporte (setor Administrativo, lavanderia e Higienização), entre outros.
O Lar do Ancião fica na Alameda Anna Tedesco Variani, nº 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves, e atende pelos fones 3451-3444; 3453-8233 e 98418-9647. Outras informações podem ser obtidas no site www.lardoanciaobg.com.br.
Diretoria Executiva do Lar do Ancião, gestão 2022/2025
Presidente: Cesar Cini
1ª Vice-Presidente: Ricardo Signor
2ª Vice-Presidente: Maria das Graças Lorenzini
1ª Tesoureiro: Gelson Geroldi
2ª Tesoureiro: Sandra Peruffo
1ª Secretária: Deliane Accorsi
2ª Secretário: Fernanda Martins
Conselho Administrativo: Aldo Berselli; Cecilia Giovanella Cecconi; Daniel Luis Rasador; Darcy Oswil Signor; Karine Ceroni Bellotti Diefenbach e Volnei Pertile
Conselho Fiscal: Alexandre Faccin; Ana Paula Arpini Bernardini Orso; Savio Raffainer e Vicente Tomasi
Fonte: Exata Comunicação
Foto
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves