Na noite desta quarta-feira, 06 de dezembro, o Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves se encheu com o som do louvor à Mãe de Deus.
A celebração do hino Akáthistos, em honra de Maria, na programação dos 90 anos da Diocese de Caxias do Sul, foi presidida pelo pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, com os cantos do Coral Santo Antônio, regido pelo maestro Gerson de Souza.
O hino “Akáthistos” (ou seja, “cantado de pé”) é a mais bela composição mariana do rito bizantino. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até à parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja. O rito prevê 144 aclamações à Mãe de Deus, concluídas com a aclamação: “Ave, Virgem e Esposa!”. Dividido em duas partes, o hino “Akáthistos” recorda os mistérios bíblicos desde a anunciação até a apresentação de Jesus no Templo e os dogmas marianos.
Um segundo momento de oração, em honra à Mãe de Deus, acontece na sexta-feira, 08 de dezembro, quando a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, a partir das 20h, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.
Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves