A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, na quinta (7), os vencedores dos melhores vinhos e espumantes que concorreram ao Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023.
O concurso premiou vinhos e espumantes em quatro categorias: branco, tinto, moscatel e espumante método charmat ou tradicional. A cerimônia foi realizada no restaurante Trattoria Mamma Gema, no Complexo Villa Michellon, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
O prêmio é realizado pela CNA em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF).
Na categoria de vinho tinto, em primeiro lugar ficou o produtor Ronaldo Cirilo Triacca, da Vinícola Triacca, com o vinho Seu Claudino Syrah, Paranoá (DF); em segundo ficou Carlos Sanabria, do Vinhos Sanabria, com o vinho Cabernet Franc – Pinot Noir Tannat, de Caxias do Sul (RS); em terceiro lugar ficou o produtor José Magid Waquil, com o vinho Tinto do Turvo, de Capitólio (MG).
A vencedora da categoria vinho branco foi a produtora Cátia Regina Biatto, da Vinícola Brocardo Betiatto, com o vinho Chardonnay – Linha Brocardo, de Francisco Beltrão (PR); o segundo colocado foi Marcelo Luchesi, da Vinícola Cruz&Luchesi, com o vinho Chardonnay Premium, do Espírito Santo do Pinhal (SP); em terceiro lugar ficou a produtora Naiana Argenta, da Vinícola Valparaíso, com o vinho Naturo – Torrontés, de Barão (RS).
A ganhadora na categoria Espumante Moscatel foi a produtora Allana Cappelli Decarli, da Vinícola Della Mastela, com Moscatel Espumante Branco, de Bento Gonçalves (RS); o segundo colocado foi o produtor Alzemiro André Mouro, da Vinícola Casa Garcia, com o Moscatel Espumante, de Carlos Barbosa (RS); o terceiro lugar foi para o produtor Dirceu Pasquali, da Vinicola Pasquali, com o moscatel branco, de Monte Belo (RS).
O produtor de Monte Belo (RS), Dirceu Pasquali, da Vinícola Paquali, também foi o grande vencedor do concurso na categoria Espumante método charmat ou tradicional, com o espumante Demi-Sec; em segundo lugar ficou a produtora Alana Foresti, da Vinícola Foresti, com o espumante Brut Branco, da cidade de Bento Gonçalves (RS); o terceiro colocado da categoria foi o produtor José Luiz Marcon Filho, da Vinícola Legado, com o vinho Flair Brut Branco 2018, de Campo Largo (PR).
Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.
Confira a relação completa dos vencedores do concurso no site do Sistema CNA/Senar.
Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
A Confederação promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal desde 2019. Já foram realizados concursos para fazer o reconhecimento de produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e charcutaria e azeites.
Fonte: CNA BRASIL
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves