Evento foi a culminância de parceria feita com o SEBRAE e envolveu 465 estudantes
No último sábado (02), ocorreu na EMEF Vânia Medeiros Mincarone a primeira edição do Jovens Empreendedores Primeiros Passos, também conhecido como JEPP. O evento foi a culminância de parceria iniciada em maio deste ano com o SEBRAE onde foi trabalhado diversos assuntos relacionados ao empreendedorismo conforme a maturidade de cada ano escolar.
Por meio do programa do JEPP, o processo teve início com a formação de professores para a condução dos projetos dos alunos no mundo dos negócios. Assim, foi realizado um percurso por conceitos teóricos e práticos desde como construir uma empresa, administrar conflito de ideias, viabilidade de aplicação das ideais e a concretização de um negócio. Na feira, os alunos do 1º ao 9º puderam apresentar os resultados deste percurso, além de comercializar seus serviços e produtos. 465 estudantes puderam desenvolver negócios com temas como sustentabilidade, robótica, tecnologias digitais, entre outros, além de fazer um link com o projeto norteador “Vida”.
A feira JEPP contou com nove propostas de empreendedorismo, por exemplo, os primeiros anos trabalharam “Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial”, onde as turmas confeccionaram e comercializaram os sachês e borrifadores de lavanda. Já os terceiros anos foi “Brinquedos Ecológicos”, onde foi confeccionado diversos brinquedos com materiais reciclados. Os quartos anos foi por meio do tema “Produções Culturais Criativas”, com divulgação da Feira, elaborando folder e expuseram diversos objetos antigos da cultura regional, além de confeccionar e comercializar um suvenir do evento.
De acordo com a diretora do educandário, Tânia Marin da Cunha, “durante a Feira realizada, constatamos a apropriação do conhecimento de todo o processo do projeto. Nem todos os anos haviam produtos a serem comercializados. Os anos finais haviam ideias e projetos criativos, com soluções tecnológicas práticas para ajudar no dia a dia da escola e da comunidade. Então, para chegarmos até o dia da Feira, houve a busca de informações, a viabilidade, o planejamento, comprometimento e trabalho em equipe que vão além da sala de aula. Este é um projeto para a VIDA”.
O JEPP é um projeto dentro da Educação Empreendedora do SEBRAE e existe há, aproximadamente, 18 anos e é muito reconhecido, pois desperta o comportamento empreendedor nas crianças do 1º ao 9º ano e é baseado nas competências da Base Nacional Comum Curricular.
Adriana Martins, Gestora de Educação Empreendedora do SEBRAE, destaca que “quando falamos em comportamento empreendedor, não quer dizer que necessariamente essas crianças no futuro serão donas de negócios. Quando se fala em comportamento empreendedor é que se propõe um despertamento desse comportamento. De que forma? Através da resiliência, de lidar com conflitos, o trabalho em equipe, olhar para os problemas da sociedade onde eles estão. É preciso ter uma modificação no comportamento desta criança na sua forma de ser, na sociedade”.
Ainda, ela comenta sobre o processo de trabalho junto à escola Vânia. “Foi um ano de construção. Foi interessantíssimo ver o engajamento dos professores e como a escola abraçou esse projeto. O ano que vem estaremos com a EMEF Vânia Medeiros Mincarone novamente. É uma grande parceria. O projeto está disponível para todas as escolas que quiserem aderir”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor