Sob curadoria do joalheiro e escultor Cesar Cony, a mostra ocorre a partir desta terça-feira, com visitação gratuita e aberta ao público
Os alunos do curso de extensão da Universidade de Caxias do Sul em Joalheria Autoral apresentam ao público as suas produções em uma exposição que ocupa o hall inferior do Campus 8 a partir desta terça-feira, 5 de dezembro. Com abertura às 19h30min, a mostra reúne uma coleção de joias autorais produzidas artesanalmente em prata, ouro e pedras preciosas, utilizando-se a joalheria como forma de expressão artística. A mostra segue aberta para visitação até 8 de dezembro, com entrada gratuita, de quarta a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
Ministrado pelo joalheiro e escultor Cesar Cony, precursor da joalheria autoral no Rio Grande do Sul e fundador da Escola Gaúcha de Joalheria, em Porto Alegre (RS), o curso forma novos profissionais incrementando o mercado joalheiro na região.
Em 2024, a exposição será retomada no Campus 8 da UCS de 4 a 14 de março, seguindo para o Campus-Sede, onde permanecerá de 19 a 29 de março.
Assinam as peças da mostra os artistas Adriano, Carem Paesi, Carla Rocha, Caroline Madalosso Libardi, Claudio Alexandre Sachet, Cris Redaelli, Felipe Novello, Flavia Franzoi, Mara Galvani, Matheus Rossi Santos, Rô Boff e Victoria Perini.
Joalheria autoral na UCS
O curso ocorre semestralmente no Campus 8, no contexto do Programa de Linguagens da Arte (PLA), ligado aos cursos de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. O objetivo é formar e capacitar para a produção autoral de joias com metais nobres e pedras preciosas em suas diversas possibilidades técnicas e artísticas.
A trajetória formativa, que contabiliza 36 horas/aula, agrega a artistas, designers, arquitetos e interessados na produção de joalheria. Sob orientação do joalheiro autoral, escultor e um dos fundadores do Brique da Redenção, Cesar Cony, a programação conta com temas como preparação de ligas com metais nobres (prata e ouro), fundição, laminação e trefilação, modelagem, corte, acabamentos e polimento, anel chevalier, pingente com cravação de pedras e pulseiras forjadas.
A abertura de novas turmas está programada para o mês de abril de 2024. O público que desejar participar da próxima edição pode acessar o site da UCS, através da aba Extensão, e manifestar interesse.
Serviço:
O quê: exposição das produções dos alunos do curso de Joalheria Autoral da UCS, com curadoria de Cesar Cony
Quando: abertura dia 5 de dezembro, terça-feira, às 19h30min. Visitação até 8 de dezembro, de quarta a sexta-feira, das 8h às 22h30min. Retomada em 2024
Onde: hall inferior do Campus 8 da UCS
Quanto: entrada gratuita
Fotos: Divulgação
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor