Na última semana, as experiências da educação em Bento Gonçalves foram apresentadas, na Paraíba, no Encontro Nacional de Educação Financeira – Edição Região Nordeste. Na ocasião, estiveram presentes a Secretária de Educação, Adriane Zorzi, a assessora pedagógica da SMED, Carla Carvalho Carlesso, e as professoras da EMEFE Caminhos do Aprender e da EMEF General Rondon, Elisa Ariotti e Tatiana Augusta Cristofoli, respectivamente. O evento tem, entre outros objetivos, apresentar as boas práticas pedagógicas que acontecem nas escolas onde são tratados temas de Educação Financeira e Sustentabilidade.
No encontro foram discutidos e apresentados temas como Educação Empreendedora a partir da Primeira Infância, alfabetização financeira e a interdisciplinariedade, e mudanças de comportamento e desafios da educação e na formação.
E Bento Gonçalves conta com cases inovadores como na EMEF General Rondon. A professora Tatiana Augusta Cristofoli participou do eixo Educação Financeira: Primeira infância, EJA e inclusão. No educandário, foi aplicado o jogo Piquenique com as turmas de Educação Infantil – Jardim B. A proposta foi adaptada para a turma da Educação Infantil, no contexto do projeto “Cuidando de Mim, do Outro e do Ambiente”. Toda a proposta foi pensada de forma lúdica, apresentando para as crianças conceitos como economia doméstica, tomada de decisão e gerenciamento de orçamento financeiro. Foram criados espaços brincantes, onde as crianças vivenciaram inúmeros desafios.
No contexto das particularidades da classe de surdos, a EMEFE Caminhos do Aprender realizou ações através da utilização dos jogos que envolveram alunos, professores e as famílias. O trabalho desenvolvido serve de inspiração e fortalece a inserção desse tema em todos os contextos curriculares, desde o planejamento pedagógico e incluindo o uso do “Piquenique” em LIBRAS.
A inovação nas atividades apresentadas pela professora Tatiane, adaptando o tema Educação Financeira, para a Pré-Escola, e a professora Elisa para a classe de surdos, em LIBRAS, dentre muitas outras atividades realizadas nos educandários, oportunizou a participação das profissionais no evento.
A assessora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Carla Carvalho Carlesso, participou do eixo “Mobilização e Engajamento”. Ela pontuou sobre as atividades desenvolvidas como “os projetos de sustentabilidade e de como contemplam a Educação Financeira. Da parceria e acompanhamento do IBS nas questões que envolvem a Educação Financeira, e sobre as formações que ocorrem no CMAPA – Centro Municipal de Apoio Pedagógico e Avaliação, que contribui para as ações na sala de aula, desde a Educação Infantil até os Anos Finais”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi expressa a importância de participar, debater e explanar sobre o trabalho realizado na rede pública de ensino de Bento Gonçalves. “Para nós é um orgulho sermos convidados a apresentar o trabalho que é realizado com estudos, planejamento, dedicação em nossas escolas, buscando formar cidadãos sustentáveis, em seu tripé social, ambiental e financeiro. Estivemos com representantes da educação de todo o Brasil e tivemos o privilégio de mostrar o que a educação municipal de Bento Gonçalves faz. São atividades e projetos que iniciaram com os pequenos, mas que terão um grande impacto na vida destes alunos, suas famílias e a sociedade como um todo”.
Ainda, Adriane reforça sobre o compromisso da Educação. “Estávamos no Nordeste do Brasil, com diferentes pessoas e culturas, mas todos com um mesmo objetivo: mostrar que, para termos um mundo melhor, precisamos trabalhar conjuntamente e com isso, reitero que a educação é o caminho oportunizando possibilidade para a formação de pessoas mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida”.
A equipe da SMED foi acompanhar o trabalho relacionado a Educação Financeira e Sustentabilidade no município de Cabaceiras (PB) em mais um momento de aprendizagem e trocas de experiências. Cabaceiras é conhecida como a “Roliude Nordestina” por sediar a gravação de filmes e séries, como “O Auto da Compadecida”, entre outros.
Em abril, Bento Gonçalves sediou o Encontro Nacional de Educação Financeira – Etapa Sul. A rede pública de ensino utiliza em suas práticas pedagógicas, como visto, os jogos “Piquenique” e “Bons Negócios”, contemplando alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.
A viagem não teve custos para o município.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor