Reunião com entidades debateu as formas de circulação e difusão da ação
Na última quinta-feira, dia 30 de novembro, ocorreu na Prefeitura Municipal uma reunião com diversas entidades de Bento Gonçalves. Na pauta, a ampliação da Campanha Sinal Vermelho para a Esmola e Sinal Verde para a Cidadania. O ato de dar esmolas pode acarretar na não utilização em benefício da pessoa, podendo manter o vício em álcool e outras drogas, deixando a pessoa mais vulnerável para questões de violência.
Estiveram presentes o Secretário de Governo Márcio Possamai, da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo, de Segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho, de Desenvolvimento Econômico Daniel Amadio, do CIC Marijane Paese, Sindilojas Iliane Bertinatto, SEHG Márcia Ferronato, Consepro Adriano de Baco, Movergs Euclides Longhi e UVIBRA Carlos Trevisan.
Durante a reunião, foram debatidos instrumentos que possibilitam aumentar o acesso às informações corretas. Dessa forma, a partir de janeiro de 2024 irá ser realizado um planejamento tendo como foco a conscientização sobre os malefícios de dar esmolas. Vão ser afixados cartazes em refeitórios das empresas, palestras em escolas, distribuição de flyers, com informações e contatos de como ajudar, entre outras ações.
“Nosso objetivo foi reunir as entidades para buscar ampliar esse trabalho já realizado para divulgação da rede de atendimento dessas pessoas e buscar formas de conscientizar as pessoas sobre o ato”, destaca o secretário de Governo Márcio Possamai.
O Secretário Eduardo Virissimo destacou que “o Município possuí um equipamento e estrutura para oferecer o que essas pessoas mais necessitam. Temos a Casa de Passagem, o CRAS, o CREAS, onde podemos estar encaminhando para o mercado de trabalho, fazendo documentação, concedendo agasalho, um lugar para elas poderem dormir, auxiliar a sair dessa condição”.
O município tem na Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) um trabalho que auxilia as pessoas em situação de rua por meio do Serviço Especial de Abordagem Social e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social que são uma rede de serviços e benefícios socioassistenciais que oferecem encaminhamento para o mercado de trabalho, documentação, doação de agasalho, lugar para onde dormir, auxiliando a sair desta condição.
Através da abordagem, os profissionais buscam criar um vínculo de confiança, através da escuta qualificada realizada por equipe técnica, objetivando a reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, para a construção do processo de saída das ruas.
A Casa de Passagem oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação e está localizada na rua Francisco Navarini, nº 136, bairro Maria Goretti, com horário de funcionamento das 19h às 07h.
O Serviço de Abordagem Social possui sua sede no CREAS (Rua Caetano Darolt, nº 434, bairro Progresso), desenvolvendo um trabalho de busca ativa e atendimento por demandas nas ruas da cidade. Atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 17h e em tempo integral para recebimentos de demandas no whatsapp (54) 99222-8259.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
Confira as orientações para o Enem 2024
Consulado da Itália convoca requerentes de cidadania para agendar atendimento
Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 127 milhões