Evento faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Nesta quarta-feira (29), ocorreu na Fundação Casa das Artes, a cerimônia de premiação do III Concurso de Redação. O evento foi promovido pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi e objetivou trabalhar junto ao público adolescente e estudante formas de prevenção para uma realidade sem violência contra a mulher. Na ocasião, estiveram representantes das seguintes entidades: Secretaria de Educação, Gabinete da Primeira-dama, 3º BPAT, OAB – Subseção Bento Gonçalves, Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil, da Central de Práticas Restaurativas.
Neste ano, o tema foi “O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher” e contou com a adesão de 21 educandários da rede pública, estadual e privada de ensino, e os seis alunos vencedores receberam troféus em reconhecimento às sugestões e ideias de se combater as agressões.
O aluno do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro, William Artur Ferencz, tirou o terceiro lugar na Categoria Ensino Médio. Ela aconselha os jovens “de buscar o respeito desde cedo e se manter informado das causas e consequências desta violência. E que a sociedade precisa compreender que atacando uma mulher fere um dos pilares da sociedade. Eu me sinto honrado de representar esse novo jovem”.
Já a sua colega de Concurso, Ághata Kauany Araújo e Silva, da EMEF Ulysses Leonel de Gasperi, diz que “denunciando é a melhor forma de combater. É preciso acabar com essas agressões e quando ocorrem é preciso denunciar. Mesmo que seja um empurrão, é preciso tomar medidas”.
Mariana Caldeira venceu em 2º lugar e é estudante do Colégio Marista Aparecida. Para ela, o papel do jovem é essencial para erradicar a violência contra a mulher. “Levando em consideração que são os jovens quem irão construir o futuro do nosso planeta, e tendo diversos meios de comunicação aonde são divulgados alertas, exemplos, e variadas informações relacionadas à violência contra a mulher, acredito que os jovens têm a função de utilizar de todas essas informações, para poderem criar filhos e também um mundo com mais educação, empatia e respeito”.
A coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Patrícia Da Rold, coloca que o III Concurso de Redação “vem tendo cada vez mais adesão por parte dos educandários. Isso demonstra a preocupação e o engamento de promover uma rede de conscientização onde temos que trazer o jovem para dentro do debate”.
O presidente da OAB – Subseção Bento Gonçalves, Rodrigo Terra De Souza, destacou sobre a necessidade de debater o assunto junto à sociedade. “É um momento muito especial para a OAB falando de um tema tão relevante para a nossa sociedade. Para nós como subseção, como entidade classe, é de extrema relevância esse trabalho feito pelo Centro Revivi e a Coordenadoria da Mulher. É possível trabalhar todos em conjunto e buscar um resultado positivo na sociedade, lutando por uma sociedade mais igualitária”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi salientou sobre como esse trabalho proporcionado pelo Concurso de Redação pode gerar um futuro com mais paz. “Este trabalho do Concurso está plantando a sementinha do respeito, da paz, da escuta, da acolhida, de reflexão, de conscientização. As redações vencedoras de hoje estão representando muitos outros que participaram, que pensaram sobre o seu papel na construção de uma realidade sem agressões. Espero que essas redações possam iluminar outros jovens para que estes possam caminhar junto à prevenção, disseminando muito mais paz”.
O Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, ressaltou sobre a importância do Concurso de Redação para uma sociedade engajada para o combate à violência contra a mulher. “A gente entende que atuar, quando os fatos já aconteceram, já existe uma grande violência dentro daquela família, daquela comunidade. Já são famílias, pessoas sendo machucadas naquele momento física e emocionalmente, e não só por alguns dias, mas para o resto da vida. E esse Concurso é essencial para trazer reflexões em prol da não violência contra a mulher. Para que as pessoas criem uma consciência diferente, investindo na mudança de um futuro que tenha como missão cultivar a paz e erradicar a violência contra as mulheres. O Concurso de Redação auxilia nesse processo”.
Após a premiação dos vencedores, a programação continuou com atividade da Semana Maria da Penha nas Escolas, que tem o objetivo de ampliar e circular informações sobre a Lei Maria da Penha e dos tipos de violência contra a mulher (patrimonial, física, sexual, psicológica e moral). O momento contou com a presença de Patrícia Da Rold e das advogadas da OAB, Gabriela Reis e Helen Locatelli. A atividade é realizada pela OAB subseção – Bento Gonçalves, Secretaria de Educação, SEDES, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher.
Vencedores do III Concurso de Redação
Ensino Médio
1° Lugar
Colégio Marista Aparecida
Mariah Blankenburg
2° Lugar
Colégio Marista Aparecida
Mariana Caldeira
3° Lugar
William Artur Ferencz
Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro
Anos finais do Ensino Fundamental
1° Lugar
EMEF Professora Liette Tesser Pozza
Emanuele Nunes
2° Lugar
EMEF Lóris Antonio Pasquali Reali
Rafaela Garbin Tiz
3° Lugar
EMEF Ulysses Leonel de Gasperi
Ághata Kauany Araújo e Silva
Programação dos 16 Dias de Ativismo
02 de dezembro – Palestra na Igreja Adventista do Sétimo Dia – 16h
03 de dezembro – Ação de Conscientização no bairro Planalto – 16h
05 de dezembro – Caravana da Mulher no bairro Tancredo Neves – 16h
A programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma realização da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Segurança, Secretaria da Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Brigada Militar, Polícia Civil e OAB – Subseção Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha