Nesta semana, ocorreu no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA) de Bento Gonçalves, reunião com supervisores pedagógicos e vice diretores de EMIs, e supervisores pedagógicos de EMEF, EMEFE, EMEM e EMTI. Na ocasião, os profissionais foram acolhidos pela Secretária-adjunta, Adriana Razia, pelos assessores pedagógicos da Secretaria de Educação Luís César Minozzo, Carla Carvalho Carlesso, Marli Marangoni Tasca, Dejair Bento, Lívia Mezzacasa e pela professora do Núcleo de Inclusão e Diversidade (NID) Graciela Tramontina Poletto.
A reunião teve como pautas a avaliação dos projetos norteadores de 2023 e a temática para o próximo ano. A cidadania do hoje e do amanhã perpassa pelos projetos norteadores dos 46 educandários da rede pública de ensino, promovendo a sustentabilidade junto aos, aproximadamente, 13.500 alunos. E desde 2022, a Secretaria de Educação vem promovendo e incentivando propostas estruturantes de ações e atividades que visem a construção de uma consciência conjunta em prol de posturas e atitudes contínuas criadoras das bases de uma realidade mais sustentável. Assim, cria uma rede de comunicação pedagógica entre a escola e a comunidade onde ela está inserida.
E no ano de 2024, os projetos norteadores vão dar continuidade ao tema sustentabilidade e às ODSs, além de inserir temas em diálogo com as tendências da sociedade, sempre no caminho aberto pela pergunta “Qual a educação precisamos oferecer hoje para garantir uma vida mais sustentável em 2030?”. Em 2022, foi “Trilhando novos caminhos… Rumo à sustentabilidade” o qual ganhou o reconhecimento na Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA) na Categoria de Educação Formal, ganhando o Troféu Prêmio Nana Mininni Medida. Destacam-se ações como produzir artesanalmente o sabão, aprender a fazer compostagem, economizar para comprar um produto, cuidar da horta, apresentar à comunidade atividades científicas e culturais, propor um brechó, reciclar, entre outras.
Em 2023, foi “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução”, com o olhar voltado para ao ambiente próximo (a sala de aula, a casa, a rua, o bairro/distrito) ou almejar o amplo (cidade, planeta…) e até o virtual, caracterizando-se pela atuação planejada, inovadora, inclusiva e em rede.. Agora, os projetos norteadores vão criar ações e atividades dentro da proposta “Rumo à sustentabilidade: por espaços e tempos mais criativos e inclusivos”.
O tema traz princípios como as Olimpíadas de 2024 que vai ocorrer em Paris, a qual vai ser a mais sustentável de todas, além de assuntos como Cultura Maker, Robótica, Master Plan – Bento +20, cidades inteligentes. Dessa forma, vai ser preciso trabalhar conceitos inerentes dessa realidade almejada como mobilidade, conectividade, relações (inter)pessoais colaborativas, capacitadas, conectadas e inclusivas.
O assessor pedagógico da Secretaria de Educação Luís César Minozzo traça um panorama geral sobre “Rumo à sustentabilidade: por espaços e tempos mais criativos e inclusivos”.“Em 2024, a proposta do projeto norteador busca inspiração nas Olimpíadas de Paris para reforçar o viés lúdico e cooperativo das ações, aliando-o à preocupação com a sustentabilidade em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, que já permeia as proposições anteriores. Nesse sentido, indica-se a eleição de ODS a serem focalizados pelas proposições e que sejam previstos espaços e tempos para a ação interdisciplinar, com foco em práticas de pesquisa e criação coletivas, e, desse modo, investindo na criatividade e na inovação. Com esse movimento, almeja-se favorecer o aprofundamento das abordagens à sustentabilidade, buscando o fortalecimento das relações com as aprendizagens esperadas para os estudantes”.
A professora do Núcleo de Inclusão e Diversidade, Graciela Tramontina Poletto, fala sobre a necessidade da inclusão. “Quantas ideias vão surgir a partir desta reunião. Então precisamos contribuir para um tempo que o espaço é inclusivo. A inclusão existe a partir do momento que fazemos conexões. Primeiro preciso entender o outro para depois atender o outro. Dessa forma, os educandários devem organizar o seu interior, concretizá-lo no dia a dia, para que nenhum aluno sofra nenhum tipo de discriminação, de exclusão ou de preconceito, de qualquer ordem. O processo de inclusão também é pensado para a diversidade. A sala de aula está povoada de diversidade. Não é só o aluno, mas a sua família, dos ambientes, dos entornos, que essa criança convive. A educação inclusiva é uma educação para todos, de pertencimento”.
A supervisora pedagógica da EMEF Noely Clemente de Rossi, Taís Helena Riboldi, fala da importância do projeto norteador. “Ele busca agregar todos os níveis que a gente atende na escola e, no nosso caso, atendemos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Após o tema dado pela SMED, o projeto norteador é desmembrado pela comunidade escolar de acordo com as necessidades que a gente tem e procura permear todos os níveis de ensino abordado as temáticas destacadas na sociedade”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi enfatiza sobre a temática de 2024, “Os projetos norteadores constituem oportunidades para as escolas preservarem sua identidade, evidenciando a prática pedagógica para assegurar a aprendizagem do aluno, buscando um olhar voltado para a sustentabilidade em suas diferentes dimensões, priorizando espaços e tempos criativos e inclusivos.”
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Jose Martim Estefanon
PG
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