O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a instalar formalmente um espaço adequado para resolver controvérsias e conflitos administrativos e judiciais com diálogo e participação. O Centro de Conciliação e Mediação, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), foi inaugurado nesta terça-feira (13) na presença de procuradores e servidores de Justiça, na Avenida Borges de Medeiros, 1555, 19º andar, em Porto Alegre.
Sob coordenação da procuradora Elisa Berton Eidt, o Centro começa a partir da inauguração a estudar processos e agendar sessões para a resolução de conflitos variados que envolvam o Estado. Os procuradores são treinados na linguagem da mediação, propondo alternativas e reflexão dos envolvidos num impasse para alcançar o comum acordo. Eles trabalharão em matérias de ofício, que são as já judicializadas, ou por provocação do cidadão, que pode acessar a estrutura da PGE.
Para o governador José Ivo Sartori, a alternativa aperfeiçoa todos os atos da administração pública, em especial o Plano de Modernização do Estado, que propõe o equilíbrio entre os Poderes no controle das finanças públicas. “A negociação deve fazer parte de um processo democrático, aberto, limpo e transparente. Condições melhores significa aplicar políticas públicas para os mais necessitados. Futuros governos poderão encontrar uma pequena semente para ter estado, sociedade e país melhores”, afirmou.
Conforme o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel, a prática reduz os índices de judicialização e aproxima o cidadão da administração pública, evitando o ingresso na Justiça. “O Centro de Conciliação e Mediação inaugura uma nova era porque cria um canal de conversa entre o poder público e a população, beneficiando o Estado com a diminuição dos passivos judiciais”, explicou.
Ruschel agradeceu o apoio do governador José Ivo Sartori por sancionar a lei nº 14.794/2015, possibilitando a criação do Sistema Administrativo de Conciliação e Mediação no dia 17 de dezembro do ano passado. Também reconheceu o trabalho da Secretaria-Geral de Governo ao determinar que o Centro e a Câmara de Conciliação de Precatórios fossem adotados como medidas do Acordo de Resultados, que monitora o alcance de metas do governo do Estado.
Fonte: Piratini
HOMEM É ATROPELADO E MOTORISTA FOGE DO LOCAL NO BAIRRO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES
Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas no Bairro Conceição, em Bento Gonçalves
IDENTIFICADO HOMEM QUE MORREU EM ACIDENTE NA BR-470, NO BAIRRO MARIA GORETTI, EM BENTO GONÇALVES