Sicoob associa-se ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito

O Sicoob, instituição financeira cooperativa com 7,6 milhões de cooperados, foi aprovado como membro associado do Woccu (World Council of Credit Unions – Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), agora fazendo parte do seleto grupo de instituições comprometidas com o fortalecimento do cooperativismo mundial. O grupo tem como objetivo gerar novas oportunidades de negócios e promover o intercâmbio de informações entre cooperativas financeiras ao redor do mundo.

De acordo com o diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Marco Aurelio Almada, a aprovação é motivo de muita satisfação, pois não apenas evidencia o comprometimento da instituição com os princípios do cooperativismo, mas confirma a importância do tema em escala global. “Unindo forças como uma comunidade cooperativa, aspiramos colaborar com líderes setoriais em âmbito internacional, influenciar o futuro do cooperativismo e estabelecer diretrizes que nos permitam oferecer soluções financeiras cada vez mais acessíveis e alinhadas às necessidades locais”, diz o executivo.

O presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, complementa dizendo que o Sicoob acredita firmemente que a cooperação é a pedra fundamental para construção de um sistema financeiro verdadeiramente ético e inclusivo. “Ao nos tornarmos membro associado do Woccu, estamos confiantes de que fortaleceremos laços para promover o cooperativismo financeiro. Guiados pela visão de um futuro financeiro mais cooperativo e acessível a todos, nosso compromisso é disseminar e colaborar ativamente com nossos parceiros globais, empenhando-nos em moldar um sistema financeiro sustentável, transparente e centrado nas pessoas”, comenta.

Em julho deste ano, o Canadá foi escolhido para receber cerca de 3 mil participantes de delegações de instituições financeiras cooperativas de mais de 60 países, durante a Conferência Mundial Woccu. O evento reuniu líderes e representantes das principais cooperativas financeiras do mundo, e o Sicoob marcou presença, contribuindo para discussões sobre o futuro do movimento em todo o mundo.

“Ao assumirmos o papel como membro associado, buscaremos impulsionar e difundir ações coletivas do cooperativismo financeiro, consolidando sua posição como catalisador de transformações positivas”, finaliza Almada.

O Woccu trabalha desde 1971 para promover a inclusão financeira por meio do modelo cooperativo, na criação de redes com o objetivo de capacitar as populações mais carentes e promover ações que estabeleçam comunidades mais equitativas e resilientes. As associações membros do Woccu respondem por mais de 86 mil cooperativas de crédito em 118 países, com mais de 370 milhões de membros em todo o mundo.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa.

 

error: Conteúdo Protegido