Os trabalhos após os dias de fortes chuvas seguem no município. A Secretaria de Agricultura através das subprefeituras realiza uma série de ações emergenciais, desobstruindo e limpando estradas, e atendendo as famílias do interior que têm sofrido com a enxurrada dos últimos dias. Foram registrados alagamentos, desmoronamentos, rompimento de tubulação, granizo, bloqueio de vias e quedas de árvores e barreiras. Foram atingidos diversos bairros e os distritos de Faria Lemos, Tuiuty, Vale dos Vinhedos e São Pedro.
No Vale dos Vinhedos os trabalhos estão sendo concentrados principalmente na Linha Zemith e 40 da Graciema, locais fortemente atingidos. Nesta segunda-feira (20), estradas já tiveram suas vias liberadas para o trânsito, já que estavam obstruídas em virtude dos deslizamentos.
Em Tuiuty as forças estão concentradas na comunidade Pedra Lisa, Veríssimo de Matos, onde nesta segunda-feira (20), já foi desobstruída a via que vai até Linha Demari. Uma equipe também esteve trabalhando para liberar o acesso da ponte do Rio das Antas, sentido Passo Velho, além das ações na Linha Rosário, Buratti e São João Nepomuceno.
Em Faria Lemos as equipes trabalham na Linha Colussi, Eulália e Alcântara. São monitorados ainda pontos da Linha Santo Antônio da Paulina e Natividade. As famílias que tiveram as casas atingidas pela enchente aguardam para retornar em segurança para as residências. Os móveis foram levados para o Ginásio da Comunidade.
Em São Pedro os trabalhos estão concentrados na estrada principal, onde são retiradas barreiras e na Linha Pedro Salgado e Cruzeiro.
O secretário de Agricultura Volnei Christófoli comentou acerca dos trabalhos. “Estamos atuando forte com as equipes para melhor atender a nossa comunidade que tanto necessita nesse momento. Os últimos dias têm sido voltados para a limpeza das estradas, que ficaram interrompidas em virtude dos deslizamentos que aconteceram nas localidades. O importante neste momento é de trabalharmos firme para normalizarmos o fluxo em nossas estradas”.
Nesta segunda-feira (20), foi publicado no Diário Oficial, o Decreto 12127/2023, que declara situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pelo evento adverso das enxurradas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura –
Foto: Rodrigo De Marco
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor