A Igreja Matriz da Paróquia São Brás, em Paraí, no Vicariato de Nova Prata, ficou lotada para a celebração eucarística em que foi ordenado presbítero o diácono Luciano Dalmolin. A Missa, presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, foi celebrada às 09h30min do sábado, 18 de novembro, com a presença de padres, familiares e amigos do novo sacerdote.
A ordenação teve transmissão pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, além das rádios Miriam Caravaggio, de Farroupilha, e Mãe de Deus, de Caxias do Sul. Com o apoio dos meios de comunicação social, centenas de pessoas que não puderam se deslocar para Paraí, em virtude das chuvas torrenciais acompanharam a Missa solene. Numerosa foi a quantidade de religiosos, religiosas e seminaristas das dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre.
Natural de Casca – RS, mas radicado em Paraí desde recém-nascido, o jovem de 27 anos recebeu o sacramento da Ordem no segundo grau, guiado pelo lema: “Segue-me” (Mt 9,9). Em sua homilia, Dom José recordou a importância da ordenação no contexto do 3º Ano Vocacional do Brasil. “Pela graça de Deus, nos reunimos nesta manhã, nesse lugar sagrado onde o Luciano Dalmolin foi acolhido como membro do Corpo de Cristo, com o sacramento do Batismo, e onde realizou sua iniciação cristã. Viemos aqui, juntos, para participarmos da sua reposta pessoal, de amar e servir o Senhor, amando e servindo a Igreja, povo de Deus, como presbítero. Não existe vocação sem missão”, salientou.
Após a homilia, Luciano fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo. Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que toda a igreja cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o sacerdócio. Feita a prece de ordenação e tendo o bispo feito a imposição das mãos sobre o neosacerdote, ele recebeu a estola presbiteral e a casula. Findado o momento da vestição, Dom José Gislon ungiu-lhe as mãos e lhe deu o abraço da paz, seguido dos demais padres.
O novo padre expressou sua alegria em dar seu “sim” à Igreja neste 3º Ano Vocacional do Brasil. “Seguir o Senhor é nossa opção fundamental, mais ainda do sacerdote, que é chamado a configurar sua vida a Cristo. Quero viver meu ministério com os olhos fixos Nele. Caminho e sigo em frente com uma certeza e só ela me basta: a presença do Senhor”, concluiu.
Padre Luciano iniciou sua caminhada formativa no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, onde cursou o Ensino Médio entre os anos de 2011 e 2013. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.
Entre 2018 e 2022, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2020, em meio ao período da pandemia, realizou seu ano de estágio na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. No mês de janeiro daquele ano, fez parte da experiência missionária promovida pelo regional Nordeste II, na Diocese de Floresta, sertão pernambucano. Em 2023 foi designado para o seu ano pastoral de síntese. Foi ordenado diácono em 17 de junho, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha.
Ao final da celebração, o padre Luciano recebeu oficialmente a provisão de nomeação do bispo diocesano. Como sacerdote irá continuar atuando como coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, sendo responsável pelo acompanhamento vocacional de jovens e adultos, e assistente no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul.
Foto: Aires Battistel | Fotocine
Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
“É preciso tornar o autocuidado uma rotina na vida do homem”, explica médico urologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha
Incêndio atinge estabelecimento turístico no Caminhos de Pedra, em Bento
DNIT alerta para serviços de manutenção nas rodovias do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (15)