Evento do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha nos dias 20 e 21 de novembro terá oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas empresas e instituições formadoras – entre elas a UCS e seu Programa de Aprendizagem Profissional
A Universidade de Caxias do Sul será sede, nos dias 20 e 21 de novembro, da Feira do Jovem Aprendiz, realizada pelo Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha. Esta é a terceira edição do evento, que promove a Aprendizagem Profissional e estimula a contratação de jovens para as primeiras oportunidades no mundo do trabalho. Na programação estão previstas oficinas temáticas, apresentações culturais e exposição do trabalho prestado pelas dezenas de instituições formadoras e empresas com atuação na cidade e na região – entre elas a própria UCS, com seu Programa de Aprendizagem Profissional.
De forma paralela, ocorre também o Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho da Aprendizagem, reunindo na cidade cerca de 80 servidores da União, responsáveis por fiscalizar o cumprimento da Lei da Aprendizagem. Os profissionais terão momentos para diálogo com a juventude, além de visita nas sedes de empresas e instituições para conhecer os programas de aprendizagem realizados em Caxias do Sul.
Nos dois dias da Feira, entre as atividades complementares, os jovens e o público em geral poderão participar de oficinas temáticas, que ocorrerão em salas do Bloco M da UCS. Entre os temas em destaque estão elaboração de currículos, empreendedorismo, postura no ambiente de trabalho, inovação e desenvolvimento pessoal, saúde mental, técnicas de compostagem e produção de mudas, e orientações para o encaminhamento de jovens para os programas e vagas disponíveis na Aprendizagem Profissional. Já a programação cultural, com apresentações de música, dança e outras artes, ocorre juntamente com a exposição das entidades formadoras e apoiadores da Feira, no Centro de Convivência do Campus-Sede da Universidade. A abertura oficial do evento está programada para às 9h30min do dia 20, no UCS Teatro. A solenidade terá a presença de representantes nacionais e estaduais dos órgãos da aprendizagem profissional.
Um dos objetivos da Feira da Aprendizagem Profissional é mobilizar a comunidade em geral, especialmente o empresariado, em relação à eficiência da inclusão qualificada de jovens no mundo do trabalho como política pública. “Todo o empregador que teve seus aprendizes, com cursos voltados para a vocação da atividade da empresa, nunca mais deixou de cumprir a legislação, porque percebeu que não é apenas uma obrigação legal, mas se tornou a fonte de recrutamento de seus empregados efetivos”, ressalta a Coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González.
Pela legislação, toda empresa, de médio e grande porte, deve contratar aprendizes numa equivalência de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total dos empregados que demandam formação profissional. A capacidade de vagas para a juventude pode ir muito além do que se encontra em vigor. Em Caxias do Sul, existem atualmente cerca de 3 mil aprendizes contratados. O maior percentual está na indústria, seguida pelo comércio e serviços, transportes, rurais e cooperativas. Dentro do que estabelece a lei, no município, ainda faltariam, em média, mil aprendizes para serem contratados.
A promoção da Feira é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha (FAPSG) – coletivo regional que reúne entidades, empresas e órgãos públicos envolvidos com a temática, do Ministério do Trabalho e Emprego, do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional (FOGAP) e Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI).
Instituições formadoras e empresas empregadoras que estarão na Feira do Jovem Aprendiz: Agrale; Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos; Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA); Centro de Formação Profissional SENAI Nilo Peçanha; SENAI Mecatrônica; Ensino Social Profissionalizante (ESPRO); Centro Profissional para a Cidadania (Associação Irmãs Murialdinas); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Projeto Pescar; Instituto Elisabetha Randon – Programa Iniciação Profissional; Randoncorp – Programa Qualificar; Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN); Marcopolo; Universidade de Caxias do Sul (UCS); Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE – RS); Ação Social Murialdo; Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT); Soprano/Instituto Adelino Miotti – Projeto Recriar; Escola São Pelegrino.
Fonte e foto: Imprensa UCS
PG
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa