Evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de novembro, em Paris, na França
A Confederação Internacional de Bancos Populares (CIBP) realizou seu 30º Congresso, com o Sicoob e o Fédération Nationale des Banques Populaires – FNBP (Federação Nacional dos Bancos Populares) como anfitriões. O evento ocorreu entre os dias 2 e 4 de novembro, em Paris, na França.
Criada em 1950, a CIBP é uma Organização Não Governamental (ONG) reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Bruxelas (BE), que reúne bancos cooperativos em todo o mundo. Atualmente, conta com 8 países membros vindos de 11 organizações diferentes, representando mais de 80 milhões de integrantes. A CIBP foi a primeira organização internacional a reunir atores bancários populares e cooperativos em âmbito global. Entre os representantes do Brasil, destaca-se o Sicoob, que se tornou membro da Confederação em 2011.
Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e atual presidente da CIBP, com mandato até maio de 2024, juntamente com o presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, lideraram uma delegação de aproximadamente 150 integrantes do Sicoob, incluindo conselheiros, diretores e técnicos do CCS e das cooperativas centrais e singulares.
Durante o evento, foram apresentados cases de sucesso do Sicoob. Um dos momentos de destaque foi a participação do diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Ribeiro Damaso, evidenciando uma relação saudável entre o cooperativismo financeiro brasileiro e o órgão regulador.
O congresso, realizado a cada três anos, tem por objetivo inspirar e lembrar como e por que os Bancos Populares e Cooperativos são diferentes e fortes no território. Ao reunir a rede CIBP, cria-se uma oportunidade de ressaltar os valores fundamentais dos membros da Confederação e sua missão de promover o pensamento e os valores cooperativos. Reunindo representantes de organizações financeiras de todo o mundo, o congresso tem a missão de fomentar conversas para debater o futuro do cooperativismo financeiro e gerar proximidade e integração do movimento cooperativo entre os países integrantes da CIBP.
A edição deste ano teve como tema central “Bancos Cooperativos, atores de transições”, fornecendo aos participantes uma série de painéis que exploraram temas essenciais que moldam o cooperativismo financeiro, enfatizando a importância da regulação, relacionamento entre os membros, digitalização e sustentabilidade. O evento contou com aproximadamente 250 pessoas, integrantes dos sistemas cooperativos membros da CIBP, além de autoridades, representantes de entidades internacionais e de segmentos da sociedade.
Para o Sicoob, a participação foi uma oportunidade para fortalecer os laços entre os bancos populares e instituições financeiras cooperativas de diferentes nações e construir a base para o desenvolvimento sustentável, conectando o cooperativismo financeiro às tendências globais que influenciarão o cenário do mercado financeiro do futuro.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Terço dos homens da Paróquia Cristo Operário completa 2 anos
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado