A Diocese de Caxias do Sul, vivendo a intensidade do 3º Ano Vocacional do Brasil, se alegra com a ordenação presbiteral do diácono Luciano Dalmolin. A Missa em que o jovem de 27 anos receberá o Sacramento da Ordem no segundo grau, isto é, para a função de sacerdote, será no sábado, 18 de novembro, às 09h30min, na Igreja Matriz da Paróquia São Brás, em Paraí, cidade natal de Luciano. A celebração será presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Ordenado diácono em 17 de junho deste ano, Luciano escolheu como lema presbiteral o versículo 9 do capítulo 9, do Evangelho segundo Mateus: “Segue-me”. A ordenação presbiteral terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e pelas rádios Miriam Caravaggio (FM 95,7), de Farroupilha e Mãe de Deus (FM 107,9), de Caxias do Sul.
No dia seguinte à ordenação, domingo, 19 de novembro, às 08h30min, na Igreja Matriz da Paróquia São Brás, em Paraí, Luciano irá celebrar suas primícias sacerdotais.
Biografia do diácono Luciano Dalmolin
Luciano é natural de Paraí, um dos extremos da Diocese de Caxias do Sul, e iniciou sua caminhada formativa no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, onde cursou o Ensino Médio entre os anos de 2011 e 2013. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.
Entre 2018 e 2022, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2020, em meio ao período da pandemia, realizou seu ano de estágio na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. No mês de janeiro daquele ano, fez parte da experiência missionária promovida pelo regional Nordeste II, na Diocese de Floresta, sertão pernambucano.
Em 2023 foi designado para o seu ano pastoral de síntese, com a nomeação como coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul. Foi ordenado diácono em 17 de junho, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. No mesmo dia recebeu a missão, além da Pastoral Vocacional, de atuar como assistente na formação do Seminário Maior São José, em Caxias.
Fonte e foto: Diocése de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves