Nos dias 21 e 23 de novembro será realizado o Simulado de Emergência na Zona de Autossalvamento (ZAS) da UHE Monte Claro e UHE 14 de Julho, respectivamente. As ZAS são áreas abaixo da barragem, com distância menor que 10 quilômetros ou tempo de chegada da água menor que 30 minutos. Esse é um exercício que simula uma emergência com a barragem e avisa à população que está na ZAS para se dirigir aos Pontos de Encontro, que são locais seguros, com o intuito da preservação de vidas.
É importante ressaltar que as barragens não correm o risco de rompimento. O simulado iria ocorrer no mês de setembro, porém devido as consequências da enchente, a data foi ajustada com a Defesa Civil. A UHE Castro Alves, que também faz parte do Complexo Energético Rio das Antas, realizou o Simulado no dia 30 de outubro. A ação tem caráter preventivo e ocorre em virtude da Política Nacional de Segurança de Barragens, com o objetivo de preparar a população que mora abaixo da barragem para possíveis emergências.
Todas as barragens do Brasil, com moradores próximos ao barramento, devem executar esse simulado. É importante ressaltar que as Usinas da Ceran são extremamente seguras, comprovadas por inspeções e revisões periódicas. Convidamos os moradores e demais pessoas que estiverem nas áreas de influência que sigam as orientações transmitidas pelo acionamento das sirenes e das placas de sinalização da Rota de Fuga e Ponto de Encontro. Em caso de dúvidas, procure a Defesa Civil local.
Fonte: Ceran
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor