Os programas de educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) visam tornar os estudantes protagonistas de suas trajetórias. Para isso, os alunos são incentivados, desde jovens, a desenvolver habilidades que ajudem na solução de problemas. Parte das ideias que esses estudantes criam em ambiente escolar será exibida na Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica, que ocorre em 13, 14, 16 e 17, no Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS). Durante o evento, haverá também a etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League Challenge e a competição de robótica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação é gratuita. “O objetivo da Mostra é evidenciar como podemos impactar a aprendizagem e desenvolver o senso crítico e o protagonismo dos estudantes ao estimulá-los a buscarem soluções para os problemas que encontram no dia a dia”, afirma a gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier.
A Mostra terá apresentação de projetos desenvolvidos por alunos do Ensino Médio, da EJA e do Contraturno Tecnológico do Sesi-RS. Este ano também participarão, pela primeira vez, estudantes de escolas estaduais que tiveram seus projetos selecionados pela Secretaria da Educação (Seduc-RS). Ainda estarão presentes representantes de redes municipais que integram os programas de formação de professores desenvolvidos pelo Sesi-RS. Serão 190 projetos dos programas de educação do Sesi – sendo 92 de estudantes das escolas de Ensino Médio, 32 de crianças e adolescentes do Contraturno Tecnológico e 66 de jovens e adultos da EJA –, além de 27 de escolas da rede estadual.
A intenção é ampliar o alcance, evidenciando o trabalho que é feito por educadores e estudantes de todo o Estado tendo como base os pilares da ciência, da inovação e da tecnologia. O local escolhido para o evento, a unidade do Sesi em Canoas, tem um significado especial: é onde está em construção uma nova escola de Ensino Médio do Sesi. Até 2027 serão erguidas outras cinco instituições no Estado (Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul), que se somam às cinco em operação (Gravataí, Montenegro, Pelotas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul).
A programação inclui ainda experiências interativas com o Museu da PUCRS e oficinas de muralismo, robótica e dança. Nos dias 13 e 14, ocorrerão de projetos de estudantes e oficinas, das 9h às 17h. Em 16 e 17, a programação contemplará
apresentação de projetos de estudantes e oficinas, torneio de Robótica da First Lego League Challenge Etapa Regional e torneio de robótica da EJA (dia 16, às 18h30min).
Transformação em 2023
A Mostra Sesi Com@Ciência foi criada em 2018 com o objetivo de demonstrar para a comunidade o protagonismo das escolas, professores e estudantes em resolver problemas coletivos presentes nas comunidades e nos grupos sociais em que estão inseridos, tendo como eixo a construção de projetos permeados pela tecnologia, trabalho em equipe e pensamento crítico. Na sua quinta edição, em 2023, a Mostra passou por uma transformação. O cenário vivenciado pelo Estado fragilizado pelas enchentes, em especial no Vale do Taquari, apontou a necessidade de ampliar os espaços, passando de um evento presencial realizado em dois dias em Porto Alegre para um movimento que apoia a reconstrução de espaços e práticas que sustentem uma educação de qualidade.
O Sesi Com@Ciência Projetos, que será realizado durante quatro dias em Canoas, contempla a segunda etapa da Mostra. A primeira etapa, realizada em outubro, envolveu debates com especialistas no Instituto Sesi de Formação de Professores, em Porto Alegre. Além disso, o movimento contempla atuação nos municípios do Vale do Taquari.
SERVIÇO:
Mostra Sesi Com@Ciência Projetos e Robótica
Quando: 13, 14, 17 e 17 de novembro
Onde: Sesi Canoas (Rua Aurora, 1220 – Mal. Rondon, Canoas/RS)
Como participar: inscrições gratuitas pelo site https://conteudos.sesirs.org.br/sesi-com-ciencia-projetos
Comunicação -Fiergs
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor