Evento ocorre na UCS de Caxias do Sul e serão apresentados cases da Justiça Restaurativa e Educação Emocional
Nesta quarta-feira (1º), ocorre no Auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, a IV Jornada de Saúde Mental na Escola. A Secretaria de Educação participa do 3º Painel – Boas Práticas de Saúde Mental nas Escolas com os cases “Círculos Restaurativos de Construção de Paz em Bento Gonçalves”, com Marlisete Alessi da Silva, pedagoga e facilitadora de Círculos de Construção de Paz, e Vanise Somensi Marcon, professora e facilitadora; e Projeto de Educação Emocional, com Nádia De Cesaro, psicóloga clínica, escolar e educacional em Bento Gonçalves, e Graciela Tramontina Poletto, professora e vice-presidente do Conselho Municipal de Educação.
O case “Círculos Restaurativos de Construção em Bento Gonçalves” traz a linguagem da paz e é referência na Serra Gaúcha. O Programa de Pacificação Restaurativa foi constituído pela Lei n.º 5.997, de 2015 e é constituído pela Central de Práticas Restaurativas. Nela, tem-se a Central de Orientação Restaurativa Escolar (CORES), coordenado por Marlisete Alessi da Silva, a Central da Comunidade, coordenado por Vanise Marconi, e uma representante do Ministério Público, Vanda Meneses.
O programa atende demandas de diversos órgãos públicos como Secretarias de Educação, de Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, entre outros. Neste ano, até o dia 30 de outubro, foram atendidos 3.283 pessoas.
De acordo com Marlisete “participar da IV Jornada de Saúde Mental na Escola é um momento enriquecedor, pois temos trocas que nos ajudam a crescer no nosso propósito. Nosso trabalho já é uma referência e isso nos faz seguir em frente. Eu honro todos que vieram antes do nosso trabalho com Justiça Restaurativa em Bento Gonçalves. O nosso valor é o respeito porque no nosso trabalho hoje em Bento é muito valorizado”.
Já o Projeto de Educação Emocional teve início em 2021 e tem uma equipe constituída pela psicóloga Nádia De Cesaro, pela professora Graciela Tramontina Poletto e pelo psicólogo Vinícius Botelho. Na ocasião, serão apresentados a justificativa, objetivos, metodologia e referências. No ano de 2023, o projeto alcançou 23 escolas, num total de 820 crianças contempladas, representando mais de 1600 familiares.
Nádia de Césaro comenta sobre a importância de estar participando do painel de Boas Práticas.“É uma oportunidade de troca de experiências com outros municípios sobre o lugar da escola como potência transformadora na vida das crianças, um lugar de proteção e promoção de saúde (mental) e bem estar, além de ser um lugar legítimo de aprendizagem. O Projeto Educação Emocional busca subsidiar, instrumentalizar e oferecer uma diversidade de recursos e estratégias para que a equipe escolar esteja atenta às necessidades emocionais das crianças e seja o agente promotor de saúde (mental) e proteção (integral) no espaço escolar”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco