Autor da proposta, deputado Guilherme Pasin quer estimular a produção de vinho para micro e pequenos produtores
Uma proposta do deputado Guilherme Pasin dará ao Rio Grande do Sul, maior produtor de uva e vinho do Brasil, a primeira estação de envasamento e rotulagem móvel de vinho. O projeto busca apoiar vinícolas familiares e pequenas agroindústrias, mas também poderá auxiliar vinícolas de pequeno e médio porte.
A medida oferece um caminhão equipado para higienização da garrafa, evase, vedação com rolha ou screw cap e rotulagem. Segundo Pasin, o alto custo do processo de envase torna-o inviável para pequenos e médios produtores. “Nós precisamos estimular a produção de vinho para micro e pequenos produtores e essa estação móvel, de uso coletivo, proporcionará acesso a maquinário de alta qualidade, mantendo padrões sanitários e atingindo uma produtividade de cerca de 500 garrafas por hora”, explica o deputado.
Inspirado em modelos europeus e da América Latina, Jundiaí (SP) já adquiriu o veículo, montado em Bento Gonçalves, obtendo excelentes resultados. No Rio Grande do Sul, o projeto será desenvolvido em parceria com o Consevitis-RS e a Emater/RS, prevendo recursos indicados pelo parlamentar, somando R$ 750 mil, na Lei Orçamentária de 2024.
Fonte: Gabinete dep. Guilherme Pasin
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor