Autor da proposta, deputado Guilherme Pasin quer estimular a produção de vinho para micro e pequenos produtores
Uma proposta do deputado Guilherme Pasin dará ao Rio Grande do Sul, maior produtor de uva e vinho do Brasil, a primeira estação de envasamento e rotulagem móvel de vinho. O projeto busca apoiar vinícolas familiares e pequenas agroindústrias, mas também poderá auxiliar vinícolas de pequeno e médio porte.
A medida oferece um caminhão equipado para higienização da garrafa, evase, vedação com rolha ou screw cap e rotulagem. Segundo Pasin, o alto custo do processo de envase torna-o inviável para pequenos e médios produtores. “Nós precisamos estimular a produção de vinho para micro e pequenos produtores e essa estação móvel, de uso coletivo, proporcionará acesso a maquinário de alta qualidade, mantendo padrões sanitários e atingindo uma produtividade de cerca de 500 garrafas por hora”, explica o deputado.
Inspirado em modelos europeus e da América Latina, Jundiaí (SP) já adquiriu o veículo, montado em Bento Gonçalves, obtendo excelentes resultados. No Rio Grande do Sul, o projeto será desenvolvido em parceria com o Consevitis-RS e a Emater/RS, prevendo recursos indicados pelo parlamentar, somando R$ 750 mil, na Lei Orçamentária de 2024.
Fonte: Gabinete dep. Guilherme Pasin
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO POR CRIME DE TRÁFICO DROGAS NO UNIVERSITÁRIO, EM BENTO GONÇALVES
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024