Ao longo de dois dias, Bento Gonçalves vivenciou o I Seminário da Serra Gaúcha de Enfrentamento a violência contra a Mulher. As atividades ocorreram ao longo desta quinta e sexta-feira (26 e 27), com a realização da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Ouvidoria da Mulher, e da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto do Tribunal Regional Eleitoral.
Neste último dia de evento foram debatidos temas como a infância, juventude, educação, violência de gênero e perspectiva de futuro. Participaram do painel o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça João Carlos Inácio; a Promotora de Justiça Lisiane Messerschimtd Rubin; a Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher pela BPW Brasil Beatriz Peruffo; a Delegada Deise Salton Brancher; da Capitã da Brigada Militar Caroline Bresolin e da defensora pública de Bento, da área da violência doméstica, Defensora Pública, Marni Zatt. Pelo menos quatro educandários do município marcaram presença no último dia de evento. São eles: EMEF Professora Maria Borges Frota, EMEF Princesa Isabel, EMEF Professor Noely Clemente de Rossi e EMEF Professora Maria Margarida Zambon Benini.
A Capitã da Brigada Militar destacou que “a importância desse seminário é de trazermos esses debates, principalmente, para adolescentes e jovens, para que vejam os trabalhos das mais diferentes áreas, do poder judiciário, promotoria, e principalmente por parte dos órgãos policiais”.
A Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher Beatriz Peruffo comentou que “esse seminário é muito importante, porque estamos prevenindo a violência contra a mulher. Com isso nós evitaremos a violência no momento que houver respeito. Essa é a palavra-chave, e é isso que precisamos realmente fazer”.
Para a delegada “o debate acerca do tema da violência doméstica e familiar com crianças e adolescentes é de suma importância, porque é através dele que vamos promover alguma mudança na Educação. Vamos oportunizar que os seres humanos em formação adotem novos comportamentos, de respeito e paz, e promovam a igualdade e reconheçam a dignidade de cada pessoa, independente de cor, religião, sexo e gênero”.
A Coordenadora do Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher Patrícia Da Rold comentou que “estamos muito satisfeitos com o seminário realizado. Foi um trabalho intenso para que esse evento viesse para o município. Nós ficamos extremamente felizes e satisfeitos em ter gestores engajados na causa, pela qual trabalhamos. Aqui nós tivemos mais de 20 municípios presentes, o que nos orgulha muito”.
O Vice-prefeito Amarildo Lucatelli, idealizador do seminário, também comentou sobre a importância do evento. “Nós encerramos esse evento com sucesso enorme, em que tivemos a participação do tribunal de justiça do Estado. Entre ontem e hoje foram realizadas várias rodas de palestra, atingindo o público que era necessário. Quero agradecer a todos que participaram juntamente conosco, que ajudaram para que esse evento fosse um sucesso. Eu acredito que realmente precisamos trabalhar muito nessa pauta, que é a violência contra as mulheres. Nós vamos continuar atuando ao lado dessas pessoas que fazem esse trabalho, juntamente com o poder judiciário, legislativo, executivo, além das forças de segurança pública”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor