Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, ocorreu em Bento Gonçalves a Mostra Tecno-Científica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A mostra é dividida em Trabalhos de Nível Fundamental, Médio e Superior, nas modalidades Pesquisa, Indissociável, Ensino e Extensão. O evento multidisciplinar visa estimular a participação em ações de ensino, extensão e a iniciação científica dos estudantes do nível fundamental, médio, de graduação e pós-graduação. E a rede pública de ensino ganhou Prêmio Destaque por meio de dois educandários, a EMEF Ulysses Leonel De Gasperi e a EMTI São Roque/UCS.
A EMEF Ulysses Leonel de Gasperi inscreveu o trabalho “Descarte de óleo de cozinha em uma Comunidade Escolar de Bento Gonçalves – RS: estudo de uma alternativa para a sustentabilidade ambiental” realizado pelos alunos da turma 91 e orientados pelo professor de Ciências, Alexandre Ducatti.
Por meio de sugestões da Secretaria de Educação e do projeto norteador do educandário – “Sustentabilidade e Inovação: Desafios e vivências para um ambiente inteligente”, o trabalho lançou um olhar de como ocorre o descarte correto de óleo de cozinha. O estudo ainda propôs intervenções formativas feitas após a análise dos resultados por meio de questionários aplicados aos estudantes de 6º a 9º anos. Após as conclusões, fez-se necessário realizar atividades de educação ambiental, tais como fôlder enviado às famílias dos alunos sobre o descarte correto, confecção de coletor ambiental de óleo de cozinha e rótulo do coletor pintado pelos alunos.
Alexandre Ducatti ressalta que “o projeto buscou reconhecer o perfil da comunidade em relação à forma de descarte e a destinação final do óleo de cozinha usado e a partir desse entendimento atuar, por meio da Educação Ambiental, de maneira a informar e facilitar as formas de descarte ambientalmente corretas”.
A diretora da EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, Ana Paula Poletto, coloca que o projeto possibilitou um aprendizado para um amanhã mais sustentável. “Acreditamos que, através do desenvolvimento das ações voltadas à sustentabilidade, poderemos despertar o interesse e a participação dos nossos alunos e de suas famílias, possibilitando novas experiências e aprendizagens significativas, pois, cada vez mais, se faz necessária e urgente a promoção de ações que privilegiem a sustentabilidade e estimulem a criatividade, favorecendo o pensamento crítico. Os alunos da turma 91 e o professor Alexandre Ducatti foram dedicados e, como presente, receberam a conquista do troféu destaque 2023”.
A EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz inscreveu o projeto “Ladrilhando: da criação ao produto”. Por meio do seguinte problema “Como construir um ladrilho de tamanho de 20 cm por 20 cm (quadrado), que contenha somente polígonos de formatos diferentes e que o espaço destinado seja totalmente preenchido?”, os alunos do 8º ano, sob a supervisão da professora de Matemática, Cristiane Ferrari Rizzi, empreenderam uma jornada de conhecimento que envolveu cultura maker, pensamento matemático, construção civil e software de geometria dinâmica Geogebra.
A professora Cristiane relata o processo para a busca da solução. “Os estudantes iniciaram a construção com os seguintes materiais: folha de desenho, régua, lápis de escrever e de cor. Na segunda etapa, transcreveram suas ideias para o software de geometria dinâmica Geogebra, no qual foram inseridos a diversas noções primitivas da geometria, revisando e aprimorando as habilidades. A terceira etapa foi a transposição do arquivo para leitura da programação do software da cortadora a laser, na qual os alunos realizaram a impressão dos seus ladrilhos. Nessa etapa contamos com a parceria do professor Delair Bavaresco do IFRS – Campus Bento, viabilizando o corte dos ladrilhos através dos programas Pipa ifmakers e Pet Matemática”.
A aluna Laura de Lina reflete sobre a importância de participar de uma mostra científica. “Estar em uma mostra científica foi muito bom. Eu nunca havia ido em algum lugar como aquele. Foi uma experiência muito boa e única. Falar para as pessoas o nosso projeto que passamos o ano inteiro fazendo e ouvir que eles acharam tão bom, me fez muito bem”.
Nicole da Rosa Carvalho compartilha do mesmo sentimento de sua colega . “Os dois dias na Mostra foram interessantes, diferentes e divertidos. Foi muito legal de participar. Foi um trabalho que precisou de muito esforço, dedicação e tempo”.
A diretora, Andreza Ana Peruzzo, da EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz coloca sobre a importância do protagonismo do aluno e do professor. A valorização do fazer pedagógico, em sala de aula, é o único caminho para melhorar sempre mais a qualidade na educação.
Vale também mencionar que a Mostra Tecno-Científica também contou com a participação da EMEM Alfredo Aveline com o projeto “Elaboração de produtos derivados da uva e a matemática escolar: possíveis aproximações”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação
PG
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