Shows, gastronomia, feira criativa, brincadeiras e oficinas para toda a família foram realizadas na Praça CEU, durante o sábado, dia 21
Mais de passaram cinco mil pessoas, segundo estimativas da Brigada Militar, passaram pela Praça CEU, no Bairro Ouro Verde, na Zona Norte de Bento Gonçalves, durante o sábado passado (21/10), quando foi realizada a primeira edição do Noite Ilustrada das 16h às 22h. O evento ofereceu à comunidade atividades gratuitas de cultura e lazer.
A iniciativa foi realizada pelo Projeto Gesta – Cultura em Crescimento, que proporcionou oficinas formativas para diversos produtores culturais, incluindo a realização deste evento como resultado final de suas formações.
Além do bom público que participou do Noite Ilustrada entre o final da tarde e a noite, os organizadores também contabilizaram a participação de 15 artistas da cidade e sete grupos culturais, que reuniram 80 pessoas; 18 feirantes de economia criativa e dois tatuadores. Também participaram das atividades nove food trucks, que ofereceram diversas opções gastronômicas.
A Orquestra de Bento Gonçalves; o DJ Zonattão; a banda os Bardos da Pangeia, que contou com a participação do guitarrista Evandro Demari; a Escola Abadá Capoeira; o Coletivo de Hip Hop Nest Support; o Coral Haitiano God’s Messengers; e o Grupo Mania D’ Pagode garantiram a animação do público.
As crianças participaram de brincadeiras, arte em balão, pintura facial, contação de histórias, e números de mágica, todos realizados no Espaço Sonhos. Também foram realizadas oficinas de mangá, graffiti e samba, no Espaço Infinitos. Já no Espaço Cosmos, o público teve acesso à dois telescópios para a observação da lua, saturno e júpiter.
“O evento foi um sucesso total, e um reflexo do quanto às comunidades em geral estão abertas para receber tais propostas. A Zona Norte recebeu o Projeto Gesta e o evento Noite Ilustrada de braços abertos, esteve presente para contemplar a programação e nos deu retornos muito positivos. A cultura tem que e deve se fazer presente no cotidiano das pessoas, ocupar espaços em suas mais diversas manifestações, a Noite Ilustrada teve esse direcionamento, proporcionar uma programação e um evento diversificado para todos”, diz Elisa Lentes, uma das coordenadoras do projeto Gesta.
O projeto Gesta – Cultura em Crescimento foi desenvolvido com recursos do Edital Fac Territórios Criativos da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Fonte: Carlinhos Santos, Jornalismo Cultural
Fotos: Jonara Dorigon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves