Em encontro virtual realizado na segunda-feira (16), através do representante do Movimento Negro Raízes em Pelotas/RS Professor Universitário Antonio Ricardo Corrêa Candiota, com a presença virtual do Reitor da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge, e da coordenação do Movimento, representada por Marcus Flávio e Solana Corrêa, foi estabelecida parceria socioeducativa no que tange a Educação para as Relações Étnico-raciais, através de palestras e afins, específicos para esta pauta.
No mesmo ato, foi feito convite para o Reitor Roberlaine, que integre a partir de sua cidade de origem, Alegrete/RS, as ações como representante do Movimento Negro Raízes na região sul do estado (que deverá ser oficializado pessoalmente com a vinda do Reitor à Bento Gonçalves, no início de novembro), a exemplo do Professor Ricardo Candiota, que foi nomeado representante do Movimento em Pelotas/RS, em março deste ano.
O Reitor Roberlaine Jorge, é Professor adjunto da UNIPAMPA desde 2011, graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela mesma instituição.
Docente do curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena), membro da Comissão Especial de Estudos Sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HICABI), Membro da Comissão de Acompanhamento de Ações Afirmativas de Pós-graduação da UNIPAMPA , Membro da Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, das Empresas Associadas ao Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec.
Primeiro negro a assumir a reitoria de uma universidade pública no Estado em 2020, Jorge foi aplaudido de pé quando fez referência ao ineditismo de sua posição em solo gaúcho: “Hoje, enquanto discutimos muito preconceito e racismo institucional, a Unipampa está dando exemplo. “Apesar de ainda sermos poucos representantes, infelizmente, mas eu estou aqui, mostrando que é possível”, ressaltou.
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) fez parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul.
A Universidade Federal do Pampa foi criada pelo governo federal por meio da lei nº 11.640, de 11/01/2008, para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A UNIPAMPA possui Campus em Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
Fonte: Movimento Negro Raízes-BG
PG
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha