Secretaria de Educação promove apresentação de projetos norteadores das escolas municipais

O tema da sustentabilidade faz parte da agenda mundial. Diversos setores do conhecimento humano estão criando formas de preservar e conservar o meio ambiente para que se tenha um impacto positivo nas ações geradas pelo ser humano. Dessa forma, são necessárias e urgentes medidas que possam transformar esse cenário mais consciente do ponto de vista ecológico. E a Secretaria de Educação por meio do Grupo de Inovação e Sustentabilidade (GIS) trabalha, desde 2021, com um pensamento que reforça esse compromisso com a vida.

Estruturada sobre “Qual a educação precisamos oferecer hoje para garantir uma vida mais sustentável em 2030?”, o GIS desenvolveu uma série de ações e atividades com capacitação de professores-multiplicadores de Educação Ambiental e Educação Financeira. Em 2022, o projeto “Trilhando novos caminhos: rumo à sustentabilidade” seguiu o alinhamento dos projetos norteadores dos 46 educandários, com a participação de professores em eventos da área, formação de multiplicadores em sustentabilidade financeira, formação de projetos escolares e de professores, alunos, funcionários e gestores. Na Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA), a SMED conquistou o Prêmio Nana Mininni Medida, na Categoria Educação Formal.

E em 2023, os trabalhos continuam de forma intensa e presente na vida escolar dos, aproximadamente, 13.500 alunos da rede pública de ensino. Os projetos norteadores das 46 escolas têm a missão de desenvolver e trabalhar a sustentabilidade em ações e atividades que visem uma atitude cidadã com o meio ambiente.

As 33 escolas iniciam nesta segunda-feira (23), apresentar os resultados desse processo, de forma online e ao vivo por meio do YouTube da Secretaria de Educação. A transmissão vai ser sediada no Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA). A ideia de fazer este formato ao vivo e com a transmissão pelo nosso canal, é poder oportunizar que os pais possam acompanhar o trabalho que está sendo realizado na rede municipal, e não apenas só a escola do seu filho, e com a comodidade de não precisar sair de casa.

A diretora da EMI Mundo Encantado, Marciana Balbinot Gentilini, ressalta que a importância do projeto norteador é de “promover o conhecimento e a conscientização dos alunos e da comunidade escolar, tendo como base a importância de termos hábitos sustentáveis e ações que modifiquem e tragam resultados positivos para a vida humana”.

A diretora da EMEF Aurélio Frare, Renata Meneghel, destaca sobre o envolvimento da comunidade escolar e as famílias no projeto norteador.

“Neste ano, visando englobar as ODS’s consumo e produção responsável e sustentabilidade propomos ações que abrangeram a proteção ambiental, descarte correto de resíduos plásticos e envolvimento da família/comunidade nas atividades propostas durante a gincana que aconteceu no decorrer do ano. Assim, foi criado laços de solidariedade com pessoas em situação de vulnerabilidade ao mesmo tempo que mantém a natureza livre destes resíduos que levam muito tempo para se decompor no meio ambiente e também colabora para a geração e manutenção de empregos. Desta forma, despertando o pensamento sustentável e a consciência ambiental dos alunos, proporcionamos uma aprendizagem significativa, participativa e social”.

O enfoque temático “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução” busca provocar as escolas a refletirem sobre a construção de espaços sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, com destaque para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“Tais espaços podem voltar-se ao ambiente próximo (a sala de aula, a casa, a rua, o bairro/distrito) ou almejar o amplo (cidade, planeta…) e até o virtual, caracterizando-se pela atuação planejada, inovadora, inclusiva e em rede. Com esse enfoque, almeja-se dialogar ainda mais estreitamente com os ODS e fortalecer o protagonismo da educação escolar nas transformações rumo à sustentabilidade”, destaca a Secretária de Educação, Adriane Zorzi.

Serviço
O que: Apresentação dos Projetos Norteadores das Escolas Municipais de Bento Gonçalves
Período: 23 a 26 de outubro
Horário: 18h às 21h
LOCAL: CMAPA – com transmissão ao vivo através do Canal do YouTube da SMED Bento Gonçalves: https://www.youtube.com/@secretariadeeducacaobentog3698

Programação
23 de outubro
18h – Abertura/SMED
18h20 – EMI Educador Paulo Freire
18h40 – EMEF Ulysses Leonel De Gasperi
19h – EMI Luz do Amanhã
19h20 – EMEF Maria Borges Frota
19h40 – EMI Jardim Glória
20h – EMEF General Rondon
20h20 – EMI Santa Fé
20h40 – EMEF Santa Helena

24 de outubro
18h – EMI Toque de Carinho
18h20 – EMEF Noely Clemente de Rossi
18h40 – EMI Criança Feliz
19h – EMEF Ouro Verde
19h20 – EMI Recanto Alviazul
19h40 – EMEF Anselmo Luigi Picolli
20h- EMI Doce Infância
20h20 – EMI Espaço dos Sonhos
20h40 – EMI Arco-íris da Alegria

25 de outubro
18h – EMEF Ernesto Dorneles
18h20 – EMI Mamãe Coruja
18h40 – EMTI São Roque – Anos Iniciais
19h – EMEF Aurélio Frare
19h20 – EMEF Princesa Isabel
19h40 – EMEF São Valentim
20h – EMI Feliz da Vida
20h20 – EMI Mundo Encantado
20h40 – EMI Lar dos Pequeninos

26 de outubro
18h – EMEF Tancredo de Almeida Neves
18h20 – EMI Bom Pastor
18h40 – EMEF Floriano Peixoto
19h – EMEM Alfredo Aveline
19h20 – EMTI São Roque – Anos Finais
19h40 – EMEF Vânia Medeiros Mincarone
20h – EMEFE Caminhos do Aprender

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido