Tema deste ano é “O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher”
A Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) por meio da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi está lançado o III Concurso de Redação que faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O concurso tem o objetivo de promover a reflexão em estudantes onde por meio dos textos possam expressar ideias e formas de prevenção para uma sociedade mais comprometida de erradicar a violência contra a mulher.
E o tema deste ano traz justamente de trazer um protagonismo mais atuante das novas gerações: “O papel dos jovens em prol de um futuro sem violência contra a Mulher”. Dessa forma, a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi reforçam a participação deste segmento para a construção de uma realidade que possibilite uma vivência sem agressões de qualquer ordem, criando as bases para uma cultura de paz, de harmonia e respeito.
O Concurso de Redação possibilita ir de encontro aos que os jovens pensam sobre o assunto, como relata a coordenadora Patrícia Da Rold.
“Tenho percebido o quanto os alunos têm interesse em saber um pouco mais sobre os tipos de violência, sobre a Lei Maria da Penha, como denunciar. A partir desse interesse deles, foi pensado no concurso como uma forma de integrá-los ao tema e instigá-los a refletir e propor ideias alternativas para que a gente tenha um futuro com melhor, sem violência contra a mulher. Afinal, eles vão ser companheiros das mulheres e quanto mais forem instruídos hoje, melhores seres humanos serão no futuro”.
Ainda, Patrícia faz uma reflexão sobre como o Concurso de Redação tem auxiliado no diálogo com o público jovem.
“O primeiro ano do concurso nós estávamos na pandemia e foi um desafio. E decidimos fazermos como uma forma de fazer com que esses alunos estavam em casa estudando, tivessem uma atividade a mais, de reflexão. No ano passado, já tivemos um número maior de escolas participando, aderindo a nossa ideia. Tivemos um retorno com ideias fantásticas dos alunos, temos muito que aprender com eles. O que eles colocam nas redações, nós aproveitamos inclusive para projetos. E nesse ano colocamos os jovens como protagonistas para um futuro sem violência contra a mulher”.
III Concurso de Redação
Podem participar alunos de Anos Finais do Ensino Fundamento e de Ensino Médio, das redes municipal, estadual e particular de ensino do município de Bento Gonçalves. Assim, as escolas participantes serão responsáveis por selecionar duas redações de seus alunos para a categoria Anos Finais do Ensino Fundamental e duas redações para a categoria Ensino Médio, as quais representarão a escola no concurso.
As redações selecionadas pelas escolas para cada categoria, deverão ser entregues em envelope lacrado com identificação da Escola e destinado ao Concurso de Redação do Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher, na Secretaria Municipal da Educação, na Rua 10 de Novembro, 190 – Bairro Cidade Alta ou no Centro Revivi e Coordenadoria da Mulher no mesmo endereço, até o dia 20 de novembro, impreterivelmente, com as seguintes informações em cada redação: nome da escola, nome do aluno e série.
O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro no site da Prefeitura e nas redes sociais da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi. Serão selecionadas três redações para cada categoria, cujos autores serão premiados através da entrega de troféus para o 1º colocado, 2º colocado e 3º colocado em solenidade de premiação a realizar-se no dia 29 de novembro às 9h, na Fundação Casa das Artes, dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres.
Para acessar o regulamento completo, é preciso acessá-lo por meio deste link: https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/concurso-de-redacao-sedes-centro-revivi-e-coordenadoria-da-mulher
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor