A próxima semana novamente deverá ter chuva intensa em algumas áreas do Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 41/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.
Nesta sexta-feira (13/10) e sábado (14/10), o ingresso de uma massa de ar seco afastará a nebulosidade e manterá o tempo firme, com declínio da temperatura e possibilidade de geadas na Campanha e Zona Sul. No domingo (15/10), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas e maior variação de nuvens, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, principalmente na Metade Norte.
Na segunda-feira (16/10) e quarta-feira (18/10), a presença de uma área de baixa pressão no continente e uma frente fria no Oceano manterão a nebulosidade e as pancadas de chuva na maioria das regiões. O ar seco seguirá predominando, com temperaturas amenas em todas as regiões.
Os volumes esperados deverão ser inferiores a 10 mm na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul. No restante do Estado, as projeções indicam valores entre 15 e 35 mm, que poderão superar 50 mm no Alto Uruguai, Planalto, Campos de Cima da Serra, Serra do Nordeste e Litoral Norte.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação