Ao som do Coral da Fundação Casa das Artes entoando o Hino Bento-gonçalvense iniciou, foi realizada nesta quarta feira (11), a cerimônia de comemoração dos 133 anos de emancipação política e administrativa do município de Bento Gonçalves. O evento realizado na Via del Vino contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito Amarildo Lucatelli, Deputado Estadual Guilherme Pasin, vereadores, secretários municipais e autoridades.
Durante a solenidade foi realizada uma homenagem aos voluntários e as pessoas que, em atos de solidariedade, empatia e espírito de comunidade, auxiliaram as famílias atingidas pela enchente. A celebração foi realizada pelo padre Vinícius Caberlon e o pastor Alceo Dias.
Representando a Câmara de Vereadores, Thiago Fabris, parabenizou “todos que trabalham em prol do nosso Município. Uma cidade que recebe milhares de visitantes, uma cidade com qualidade e que é o melhor Município do país para se viver”.
O vice-prefeito Amarildo Lucatelli destacou o orgulho da cidade. “São 133 anos de história, e eu como Bento-gonçalvense tenho orgulho de morar nessa cidade. Uma cidade que está se desenvolvendo cada vez mais, com empreendedorismo, com as feiras, com o trabalho. Bento Gonçalves é o que é hoje graças ao nosso povo. Dos agricultores que começaram a história da cidade, e hoje mesmo com dificuldades, como com a enchente, seguem com garra e fé. Obrigado”.
Os pilares do trabalho e fé foram ressaltados no pronunciamento do Deputado Estadual Guilherme Pasin. “O que nos torna firme durante todo esse tempo é a fé e o trabalho. Uma cidade que é agrícola, e meu respeito aos agricultores que nas encostas mais íngrimes ou nos vales mais profundos cultivam milhões de quilos de uva, ou outras culturas. Uma cidade, que é industrial, que pelo insumo mais distante, que é a madeira e seus derivados, atraem para nossa região para industrializar e mandar o produto pronto para outros mercados consumidores. Uma terra que entendeu que o turismo é uma realidade de presente e uma vocação muito bem consolidada. Uma cidade que fez prosperar pelo trabalho e pela fé”.
O prefeito Diogo Siqueira destacou a diversidade da cidade, que atrai milhares de pessoas em busca da realização dos sonhos. “Uma cidade feita pelas pessoas que nasceram aqui, ou que vieram de fora realizar seus sonhos. Hoje temos uma economia pujante, que dá orgulho para todo o Rio Grande do Sul. E a gente tem uma grande responsabilidade de fazer o nosso Município ser cada vez melhor. Hoje é um dia muito importante, para lembrar a história de Bento Gonçalves, valorizar os antepassados e todos que vieram depois. Dia de celebrar Bento e sua população”.
A banda Beatles no Acordeon encerrou o evento.
Estiveram presentes o escritor homenageado da Feira do Livro Geraldo Farina, subreitor da UCS/Carvi Fabiano Larentis, presidente do CIC Marijane Paese. Vereadores Marcos Barbosa, Eduardo Pompermayer, Edson Biasi, Ari Peliccioli e Sidinei da Silva.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor