A Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou nesta terça-feira, 10, a 2º fase da OPERAÇÃO INTERESTADUAL, que identificou e desmantelou uma organização criminosa responsável por aplicar diversos golpes nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A investigação durou cerca de 10 meses e contou com a troca de informações e com o apoio da base operacional da Polícia Rodoviaria Federal de Caxias do Sul. Estima-se que o grupo tenha lucrado cerca de R$1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) com os golpes.
O grupo especializado em golpes para adquirir caminhões nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, monitorava sites de anúncios de veículos e procediam a negociação com as vítimas, simulando depósitos em conta corrente, com o artifício de envelopes vazios em terminais de autoatendimento. As vítimas acreditando no comprovante, realizavam a tranferência de seus veículos para os criminosos, que posteriormente levavam à Serra Gaúcha para revenda a terceiros. Com os lucros dos crimes, os suspeitos adquiriam bens em seus nomes e realizavam empréstimos com juros abusivos e prazo curto. Caso as vítimas não pagassem eram cobrados de forma violenta.
Foram cumpridas as prisões preventivas do membro da organização responsável por recrutar novos integrantes e direcionar as ações do grupo criminosos e também do operador financeiro do grupo, este que além de aplicar golpes, recebia os lucros do crime e realizava manobras financeiras para ocultar o bem ilícito. Além das prisões, 5 mandados de busca foram cumpridos e 20 contas bancárias bloqueadas.
Durante toda a investigação, nas duas fases:
08 veículos foram apreendidos;
08 prisões em flagrante;
02 prisões preventivas;
02 armas de fogo apreendidas;
20 contas bancárias bloqueadas;
15 mandados de busca e apreensão cumpridos.
Pelo menos 25 golpes estelionatos nas cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Bento Gonçalves, Butia, Giruá, Santana do Livramento, Sananduvas Guaporé, Santa Maria, Boqueirão do Leão, São Domingos-SC, Rio do Sul-SC, Lages-SC, Benedito Novo-SC, Blumenal-SC, Itajai-SC e Balneário Camburiu-SC. O inquérito policial será finalizado e remetido em 10 dias, cujas investigações apontaram a participação de 28 suspeitos no cometimento dos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, extorsão, porte ilegal de arma de fogo e estelionato.
Os indivíduos presos ficarão à disposição do Poder Judiciário.
Fonte: Polícia Civil
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves