Aluno da EMEFE Caminhos do Aprender ganha 2º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática Libras

Pedro Henrique Mazurkevicz foi premiado na categoria de Ensino Fundamental

Neste ano, a rede pública de ensino de Bento Gonçalves foi destaque na 45ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Diversos alunos foram agraciados, sendo dois com medalhas de ouro, dois medalhas de prata, três medalhas de bronze e 31 tiveram Menções Honrosas. E agora mais um aluno conquistou distinção na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática Libras.

Pedro Henrique Mazurkevicz, aluno da EMEFE Caminhos do Aprender, foi premiado na categoria de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A prova foi realizada no dia 30 de agosto e a premiação está prevista para o dia 27 de novembro, de forma remota. O aluno se preparou para os testes estudando até o dia da prova e tem como assuntos preferidos em Matemática contas de multiplicação e divisão, tabuada, além do gosto por aprender coisas novas.

Pedro está bastante feliz por ter conseguido conquistar o segundo lugar na OBMEP Libras. “Estou muito feliz e orgulhoso por ter conseguido chegar lá, e agora mais confiante sabendo que consigo”.

A professora Elisa Ariotti comenta sobre o ensino e o preparo para a Olimpíada, que precisa ter o material adaptado para as aulas. Os estudos são realizados de maneira prática. Os exercícios que envolvem interpretação são explicados pela professora e o aluno desenvolve.

“Estou trabalhando com o aluno desde o início de 2022, buscando sempre mostrar conteúdos novos, e fazer revisões de todos eles quando possível. Quanto ao preparo da Olimpíada, este se deu a partir do momento em que soube dessa avaliação. Foi comunicado à família, e com a ajuda dos pais, foi revisada a prova do ano passado da olimpíada, e foram intensificados os conteúdos em sala para a preparação do aluno”.

Elisa ressalta sobre essa conquista para a classe surda e de como o prêmio expressa um incentivo de inclusão.“Essa conquista é uma inspiração para todos os surdos, pois demonstra que suas capacidades não dependem da sua limitação. Porém, é preciso acreditar no potencial e investir na sua formação acadêmica”.

A diretora da EMEFE Caminhos do Aprender, Gisele Zagonel Picolli, destaca sobre a importância do educandário ter um aluno premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras.“Acreditamos que a condecoração de qualquer aluno mostra que a Escola está colhendo os resultados de um trabalho conjunto: equipe diretiva, funcionários, professores e alunos. Por ser uma escola especial, a condecoração dá visibilidade a toda a comunidade surda de Bento Gonçalves que, por vezes, é invisível para os ouvintes. Mostra também à comunidade surda, as possibilidades para além de suas limitações. A escola como um todo se alegrou com essa conquista do Pedro, pois ele mostrou ser capaz de aprender e romper as barreiras quando existem oportunidades”.

A Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras) é a primeira e única competição científica de âmbito nacional completamente em Libras, Língua Brasileira de Sinais. A prova é anualmente oferecida em escolas públicas e privadas com alunos surdos em todas as regiões do Brasil. Os alunos recebem acesso a uma plataforma com as questões gravadas em vídeo em Libras, elaboradas por professores surdos e ouvintes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Divulgação/EMEFE Caminhos do Aprender

error: Conteúdo Protegido