Evento será mediado pela Professora Michele Savaris e para participar é necessário se inscrever
A programação da Feira do Livro está de vento em popa. Desde esta quarta-feira, 04 de outubro, o evento tem recebido diariamente alunos, professores e público em geral que estão curtindo as atividades. Seja a conversa com o escritor, com o livreiro, assistir uma peça de teatro, ouvir música, a Feira está sempre em movimento proporcionando experiências culturais e artísticas que ficam na memória.
E um dos destaques da Feira do Livro é o bate-papo com a escritora Martha Medeiros que ocorre nesta terça-feira (10), às 19h30, no Clube Aliança. A atividade é mediada pela professora e doutora Michele Savaris, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. Na ocasião, Martha vai conversar sobre a importância da leitura, os desafios da sociedade tecnológica, as relações humanas, entre outros temas que costuma abordar em suas colunas de jornal. Após, haverá uma sessão de autógrafos do seu novo livro “Conversas na Sala”, publicado pela L&PM Editores.
Michele define a escrita da escritora tendo uma linguagem acessível e sintonizada com as coisas simples da vida. “A Martha Medeiros é muito mais conhecida pelas suas crônicas. A escrita dela é bastante simples, fácil, mas que nos traz temas bastante aprofundados que nos fazem refletir sobre muitos aspectos do nosso cotidiano e de nossa vida em geral”.
Michele indica três livros e uma crônica de cada um deles que refletem sobre o gênero em que ela mais escreve.
“De ‘Trem-bala’, gosto da crônica ‘Convenções: prós e contras’, em que a autora reflete sobre as diferenças entre lei e convenção aplicadas ao nosso dia a dia. Embora o texto tenha sido escrito há mais de 20 anos, parece-me que segue bastante atual. De ‘Feliz por nada’, livro que já tem dezenas de edições, destaco o texto ‘A dificuldade em ser original’, a partir do qual Martha Medeiros explora a complexidade em relação ao excesso de informações que atravessam o nosso cotidiano e o quanto esse aspecto, ao contrário do que muitos pensam, dificulta a busca pela originalidade por parte de quem busca o destaque. Essa discussão, sem dúvidas, encontra lugar no tempo presente. Por fim, de ‘Conversas na sala’, seu último livro lançado, na crônica ‘As minúcias’, Martha Medeiros reflete sobre a necessidade de evitar o excesso de detalhes durante as histórias que contamos”.
Para participar do evento, é necessário efetuar uma inscrição gratuita por meio do seguinte link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaproduto.aspx?581,Bate-papo-com-Martha-Medeiros. Escolher a opção “Continuar sem login”. O comprovante de inscrição pode ser tanto impresso quanto salvo no celular, pois será exigido na entrada do evento. Além disso, a Biblioteca Pública Castro Alves, o Sesc e a Fundação Casa das Artes disponibilizarão algumas senhas impressas que poderão ser retiradas com antecedência do evento nesses locais.
Agenda
19h30 – Bate-papo com a Escritora Martha Medeiros, mediada pela Profª Dra. Michele Savaris do IFRS, Campus Bento Gonçalves – Clube Aliança
38ª Feira do Livro
A 38ª Feira do Livro é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio -RS/Sesc/Senac e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio de Corsan e Aegea: Juntas. Nossa Natureza movimenta o Rio Grande.
Apoio: Universidade de Caxias do Sul, Desalinha Design UCS, Hotel Vinocap, Clube Aliança, Caitá Supermercados, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Uniasselvi Polo de Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor