Por meio da LIE do RS, Alviazul vem formando jovens atletas nas categorias Sub 15 e Sub 17
O propósito formador do Clube Esportivo de Bento Gonçalves fica evidente na medida em que fortalece suas categorias de base. Na Sub 17 e na Sub 15, os jovens atletas contam com uma estrutura de apoio que permite o desenvolvimento de atividades esportivas diárias – possibilitando, assim, uma rotina de treinos para a formação contínua. Em 2023, com o aporte da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, o Alviazul vem formando 70 jovens – 35 em cada categoria.
Os jogadores contam com os recursos dos projetos que viabilizam a contratação de novos profissionais para condução dos treinamentos e aquisição de materiais esportivos – tudo para oferecer melhores condições aos jogadores. Os treinos ocorrem diariamente no complexo esportivo do estádio Montanha dos Vinhedos e no antigo estádio da Montanha. Atualmente, as categorias disputam a Liga Serrana 2023. A Sub 17, inclusive, está no chamado grupo da Série Ouro, entre os melhores da competição. “As categorias fazem parte do projeto do clube na formação de jovens atletas, capacitando para o esporte e ensinado para a vida”, destaca o treinador da categoria Sub 17, Marcelo Nunes, que está desde 2016 no clube.
Esse compromisso com a formação pode ser visto na prática, dentro e fora de campo. O jovem Kauã Garcia é um desses exemplos. Ele ingressou no clube na categoria Sub 15 e, hoje aos 17 anos, atua tanto na Sub 17 quanto na Sub 20 – que recentemente disputou o Gauchão A2. “Tem sido a melhor experiência da minha vida. Meu sonho é ser jogador de futebol profissional, e toda a minha família vem me apoiando nesse sonho, especialmente minha mãe, que me incentiva desde cedo”, conta o jovem natural de Bento Gonçalves.
Também bento-gonçalvense, o atleta Riquelme de Brito de Oliveira, de 16 anos, busca conciliar os estudos, pela manhã, com os treinos, à tarde. Essa rotina, apesar de exigente, é recompensadora. “Meu pai foi jogador e sempre me fala que o futebol é para ser aproveitado a cada momento, por isso o que mais importa é fazer o que eu gosto e ser feliz. Treinar aqui no Esportivo tem sido uma experiência incrível”, destaca.
O projeto da Categoria Sub-17 é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, por meio da LIE, vinculada ao ICMS, do Pró-Esporte RS. O patrocínio é da empresa Casttini. Já o projeto da Categoria Sub-15, que também tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Estado do Esporte e Lazer, por meio da LIE, vinculada ao ICMS, do Pró-Esporte RS, é patrocinado pelas empresas Mérica Logística e De Toni Componentes.
Oportunidade de ingresso
O Clube Esportivo também abre as inscrições para o processo seletivo para as categorias Sub 13, 15, 17 e 20 no mês de outubro. A seletiva ocorrerá nos estádios da antiga Montanha (Sub 13 e Sub 15) e na Montanha dos Vinhedos (Sub 17 e Sub 20) no dia 12, a partir das 8h. O custo é de R$ 50. O pagamento das inscrições de forma antecipado pode ser feito tanto na secretaria do clube quanto via PIX (para o CNPJ 87557740/0001-01). Mais informações pelo número (54) 99194-6936.
Fonte: Exata Comunicação
Crédito Alessandro Manzoni, Exata Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor