A segunda-feira, 02 de outubro, foi de encontro dos referenciais (arqui) diocesanos da Pastoral da Educação do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A atividade, na cidade de Santa Maria, contou com a presença do bispo diocesano de Caxias do Sul e referencial para a educação e cultura no Regional, Dom José Gislon, coordenadora do setor Ensino Religioso no RS, Moema Rodrigues Muricy, do referencial diocesano da Pastoral da Educação e candidato ao diaconado permanente da Escola Diaconal São Filipe, professor Marco Antônio Gonçalves, e sua esposa Silvia Teresinha.
Com a assessoria do padre Vitor Hugo Mendes, da Diocese de Bagé, o encontro refletiu refletiu-se sobre o clima sinodal que as assessorias pastorais são desafiadas a alargar as práticas educativas. Com o pensamento do Papa Francisco, conduziu suas reflexões a partir do contexto atual de crises e mudanças. Pontuou a inserção e contribuição naquilo que não tem rosto hoje, a resposta pastoral e o método pedagógico do Papa Francisco: opção franciscana do Papa jesuíta que veio do fim do mundo, ao nos resgatar e redescobrir a integralidade da vida, reconstruindo um pacto educativo global.
Após levantar as proposições de trabalho nas províncias eclesiásticas, houve o compromisso de assumir duas prioridades para o próximo quadriênio:
- 1. Trabalhar o pacto educativo global assumindo a sinodalidade como prática pedagógica da Pastoral da Educação.
- 2. A formação de professores ( conteúdos, metodologia, espiritualidade,…).
O próximo encontro presencial dos Referenciais do Regional Sul 3 ocorrerá nos dias 10 e 11 de março, na Diocese de Caxias do Sul.
Com informações do professor Marco Antônio Gonçalves, da Pastoral da Educação
Fonte: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação
PG
Rick Gaiteiro se apresenta na 1ª Corrida do 3º BPAT
Coro da Fundação Casa das Artes participa do VII Encontro de Coros em Nova Roma do Sul
Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA