Funcionários da saúde que estão em greve desde sexta-feira, dia 9, realizaram uma caminhada pacífica de manifestação até a Secretaria Municipal de Saúde e a sede da Fundação Araucária nesta segunda-feira, 12. O objetivo é mostrar a insatisfação por atrasos salariais.
O parcelamento dos vencimentos ocorreu para trabalhadores da UPA, terceirizados da Fundação Araucária e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O movimento é realizado com o apoio do Sindisaúde de Caxias do Sul (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços de Saúde de Caxias do Sul e Região).
Em um dos momentos da caminhada, um veículo Chevrolet Trailblazer, prata, tentou intervir para cima das pessoas que estavam no ato, inclusive com agressão a pelo menos duas funcionárias da saúde. Elas informaram que registrarão Boletim de Ocorrência na Delegacia de fato.
Deve ocorrer ainda nas próximas horas uma audiência entre o grupo com o secretário de Saúde, Ênio de Paris. A reportagem procurou a direção da Fundação Araucária, que por enquanto, preferiu não se manifestar. O diretor administrativo da empresa reuni-se com os grevistas que não receberam salários e a previsão é nesta semana quitar as pendências.
O atendimento na UPA com o quadro médico é normal e 30% dos funcionários seguem atendendo, inclusive nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégia Saúde da Família).
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado