O V Festival de Balonismo de Bento Gonçalves encerrou neste domingo (1º), como a maior edição já realizada em Bento Gonçalves. Cerca de 40 mil pessoas passaram pela Fundaparque nos três dias de evento. Desde sexta-feira a população pode acompanhar voos que passaram pelos bairros e interior, rendendo belas imagens. Foram, pelo menos, 14 balões participando do evento, com três especiais. O festival também contou com shows, área infantil e praça de alimentação coberta.
Um dos grandes diferenciais deste ano foram os voos que saíram dos bairros. Na sexta-feira São Roque e Fátima ganharam as cores do balonismo. O estudante Lorenzo Duarte da Silva, que frequenta a Escola Municipal de Ensino Fundamental Liette Tesser Pozza não escondeu o entusiasmo de acompanhar de perto a saída dos balões, ocorrida do campo de futebol, localizado ao lado do educandário. “Essa é uma experiência única, nunca tinha visto um balão de perto. Foi muito legal conhecer o balonismo e acho que foi muito importante pra gente aqui da comunidade”.
Raiane Figueroa Soares, do sétimo ano destacou que “eu sempre quis ver um balão de perto, então é muito legal acompanhar tudo isso bem de pertinho”.
A Vice-diretora da escola Andréia Maria Gandini destacou que “para nós foi algo, além de inovador, incrível. Os turnos da manhã e tarde se envolveram na ação. Foi uma grande iniciativa, e esperamos que no ano que vem volte pra cá para as crianças vivenciarem de novo algo para o resto da vida”.
No sábado a diversão continuou com os voos livres e competitivos, além do NightGlow. Outro ponto de destaque desta edição foram os shows. Ao longo dos três dias, artistas de diferentes estilos passaram pelo palco montado na Fundaparque, animando o público presente.
Música para todos os estilos
Foram pelo menos 10 atracões musicais, entre sexta-feira e domingo, entre o pop, rock, sertanejo, eletrônico, entre outros. Marcel Gorski, vocalista do eclético Pepper Pop, divertiu o público com sua ginga e molejo ao cantar Gloria Groove, Whitney Houston, dentre outros clássicos. “Apesar do tempo nublado deixamos tudo mais colorido. O pessoal adorou e só tenho que agradecer por estar participando desse evento incrível, de grande magnitude. Foi fantástico”.
A dupla gaúcha Claus e Vanessa subiu ao palco no sábado à noite num show nostálgico, animando o público com os maiores hits da carreira. “Amamos estar aqui, cantar em Bento é sempre um acontecimento, porque o público daqui sempre é muito querido, participa do show com entusiasmo. Nós colocamos a vibe lá em cima”.
Ainda de acordo com a dupla “nós estamos trabalhando num EP que em novembro vai ser lançado também no formato DVD, e quem sabe em breve a gente volte pra Bento para divulgar esse trabalho”.
A noite de sábado encerrou com o show da Maskavo, desfilando o melhor do reggae no palco. Marceleza, vocalista, destacou que “fazia bastante tempo que não tocávamos aqui na cidade, e foi muito bom mesmo ver o público curtindo o nosso som”.
O domingo também foi de muita música, e uma das grandes bandas do rock gaúcho voltou à Bento para uma apresentação que ficará marcada. É a Reação em Cadeia, que desfilou hits como “Me Odeie”, “Infierno”, Canção da Despedida”, “Quase Amor”, “Os Dias”, “Até parar de bater”, “Serenade”, dentre outros clássicos da carreira. Jonathan Dörr, vocalista da banda, ainda estava eufórico após o show e comentou sobre o regresso da banda ao município.
“É incrível tocar aqui, eu ainda estou com a adrenalina nas alturas. É sempre incrível e muito legal de vir pra Bento. Eu costumo vir bastante pra cá para fazer alguns passeios, porque é uma cidade bem roqueira e bonita, e curto muito estar aqui. Esse público é demais”.
Os fãs da Reação, segundo Dörr, logo mais serão presenteados com material novo. “Eu estou regravando todos os singles que fizeram parte do imaginário da galera, para trazer uma nova roupagem, com boa qualidade de som, e fazer com que novas pessoas tenham acesso ao nosso material”.
O secretário de Turismo Davi Da Rold destacou que “foram dias incríveis, que ficarão marcados na memória. O festival foi completo, com os melhores pilotos fazendo a alegria dos aficionados em balonismo e também com um mix de atrações musicais de muita qualidade. Os voos que saíram dos bairros também foi um ponto a celebrar, porque aproximamos ainda mais os balões da comunidade”.
Para o Prefeito Diogo Siqueira “o balonismo é para todo o cidadão de Bento Gonçalves e quanto mais a gente desenvolver a alegria do povo, vamos ter uma cidade cada vez melhor. Isso que faz o nosso município ser incrível e maravilhoso do jeito que ele é”.
O Festival de Balonismo foi uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves, secretaria de Turismo. Corealização Rio Grande do Sul- Um Grande Destino. Realização técnica Federação Gaúcha de Balonismo. Apoio Consevits, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Giordani Turismo, Casa Valduga, Wine Locals, Hotel Vinocap, Restaurante Botafogo, Giordani Gastronomia, Pró-cor tintas, Casa Rigo, Brazedo, House Restaurante e Uninter.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto de capa: Kiaorafilms/fotos gerais Rodrigo De Marco e José Martim Estefanom
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor