“Gurias na Inovação” recebe inscrições até 9 de outubro e vai premiar três ideias de estudantes da rede pública estadual gaúcha
As estudantes da educação profissional e dos cursos normal ou de aproveitamento de estudos do Rio Grande do Sul receberam uma grande notícia. É que estão abertas, até o dia 9 de outubro, as inscrições do “Gurias na Inovação”, um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) para selecionar ideias inovadoras e empreendedoras com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no mercado de trabalho.
A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Seduc, por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro) e o SEBRAE-RS, vai selecionar, na primeira etapa, seis projetos necessariamente inseridos em pelo menos uma das duas categorias do edital, quais sejam, inovação e empreendedorismo. Depois, as responsáveis por esses trabalhos participarão por um processo de mentoria e capacitações até a banca final, que será realizada no “II Seminário da Educação Profissional” e vai eleger as três ideias vencedoras.
“O ‘Gurias na Inovação’ nasceu da vontade de trazermos mais mulheres para os ambientes de inovação e empreendedorismo. Com esse projeto queremos mostrar para as nossas alunas as possibilidades que existem dentro desse ecossistema e que se elas quiserem, elas podem fazer parte dele”, comentou a superintendente da educação profissional Tamires Fakih.
O projeto campeão será contemplado com uma viagem internacional, enquanto as segundas colocadas receberão uma viagem para São Paulo a fim de conhecerem o ecossistema de inovação da cidade. Já o terceiro lugar ganha uma viagem para desbravar o ecossistema de inovação de Porto Alegre.
Como inscrever a ideia
Para participar, as interessadas devem preencher um formulário e também enviar, obrigatoriamente, um vídeo de no mínimo 1 minuto e 30 segundos e no máximo 2 minutos explicando o projeto. Os trabalhos são submetidos por duplas ou trios e precisam ter a orientação de um(a) professor(a), que será o(a) responsável pela articulação institucional. Em caso de dúvidas sobre como inscrever os projetos, as candidatas podem acessar a plataforma “Entremundos” do Sebrae, entrar no ambiente do Gurias na Inovação e visualizar seis vídeos disponíveis para auxiliar na qualificação dos projetos.
É importante que as candidatas apontem ainda, no vídeo e no texto da inscrição, a categoria em que a proposta mais se encaixa, se no eixo do empreendedorismo, do empreendedorismo social, da educação empreendedora, da inovação, da inovação social, da inovação na educação ou da educação tecnológica.
Para mais informações, as interessadas devem ler o edital completo.
Fonte: Seduc-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor