Nova estrutura está localizada no km 108, da ERS-122, em Antônio Prado. Os demais sistemas devem ser implementados nas rodovias estaduais 122, 240 e 446, em Ipê, Carlos Barbosa, Farroupilha, Capela de Santana e São Sebastião do Caí. O primeiro sistema entra em operação em dezembro e os demais em fevereiro
O km 108,2 da ERS-122, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, é o primeiro trecho a receber a instalação do novo sistema de pedágio automático, o chamado free flow, em rodovias estaduais do Brasil, pela Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG). A montagem da estrutura dos arcos já iniciou e a previsão é que toda a implementação de câmeras seja concluída em outubro. O cronograma das obras pode sofrer alterações, por conta das condições climáticas. Já a fase dos testes começará em novembro e a cobrança das tarifas aos motoristas em dezembro, quando a praça de Flores da Cunha será desativada.
Os outros cinco pórticos do free flow estão previstos para serem instalados em Ipê (ERS-122 – km 151,9), Carlos Barbosa (ERS-446 – km 6,5) e Farroupilha (ERS-122 – km 45,5), também na região da Serra Gaúcha, e em Capela de Santana (ERS-240 – km 30,7) e São Sebastião do Caí (ERS-122 – km 4,4), no Vale do Caí. A expectativa é que em Ipê e Carlos Barbosa os sistemas comecem a ser montados em outubro. Já os pórticos de Farroupilha, Capela de Santana e São Sebastião do Caí deverão ser instalados em novembro. O início da operação está previsto para 1º de fevereiro de 2024.
“O free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários e diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados. Por conta da estrutura dos pórticos, ainda reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos”, explica Paulo Negreiros, diretor-executivo da CSG.
A CSG será a primeira companhia do Brasil a ter todas as estruturas de pedágio e 100% da receita atreladas à cobrança automática dos pórticos do sistema free flow.
Sobre o free flow no Rio Grande do Sul
Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow (fluxo livre, em português), garantindo o fim das barreiras físicas das praças de pedágio. No lugar delas, serão instalados pórticos de cobrança automática com livre passagem, que fazem a leitura da placa ou etiqueta eletrônica (tag) dos veículos. Os sensores localizados nas estruturas dos pórticos do free flow são capazes de identificar a altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos e funcionam até mesmo em situações de baixa visibilidade.
Autorizado no Brasil pela Lei 14.157/2021, o modelo inédito no Rio Grande do Sul foi anunciado pelo Governo do Estado e pela CSG no dia 17 de agosto de 2023.
Atualmente, 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em praças de pedágio do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida.
Como será a cobrança do free flow
Para facilitar o débito da tarifa do pedágio, a recomendação é que os veículos estejam com a etiqueta eletrônica de cobrança (tag) previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, assim como instituições financeiras, como Banrisul, Sicredi e Itaú, disponibilizam este serviço por meio dos seus sites e aplicativos.
Entretanto, o condutor que não tenha a tag terá outras alternativas para fazer o pagamento do valor do pedágio em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos. De forma digital, será possível efetuar o pagamento por meio do aplicativo e do site da CSG. Já no presencial, poderá realizar o pagamento nos totens das cinco Bases de Serviços Operacionais (BSOs) da concessionária e, em um futuro breve, em estabelecimentos conveniados.
Os descontos das tarifas dos pedágios aos motoristas frequentes serão mantidos pela CSG. Os veículos de passeio que utilizarem a tag, além dos 5% já garantidos, poderão chegar, progressivamente, a até 20% de desconto quando passarem pelos mesmos pórticos e sentidos durante um determinado mês.
Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo free flow, o proprietário do veículo receberá uma multa por evasão de pedágio, que acarreta no pagamento de R$ 195,23 ao Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Campanha para informar a população
Até a conclusão do primeiro pórtico, a CSG e o Governo do Estado realizarão uma campanha educativa à população, informando como funciona o novo sistema free flow, seus benefícios e as formas de pagamento. O modelo já é consagrado em diversos países e no Brasil está em funcionamento apenas na rodovia federal BR-101 (Rio-Santos).
Previsões de onde estarão os pórticos free flow e de início das cobranças*:
– Antônio Prado / ERS-122 / km 108,2 – Em dezembro/2023
– Ipê / ERS-122 / km 151,9 – Em fevereiro /2024
– Farroupilha / ERS-122 / km 45,5 – Em fevereiro /2024
– Carlos Barbosa / ERS-446 / km 6,5 – Em fevereiro/2024
– São Sebastião do Caí / ERS-122 / km 4,4 – Em fevereiro/2024
– Capela de Santana / ERS-240 / km 30,7 – Em fevereiro/2024
*Sujeito a alterações
Sobre a concessão da CSG
O conjunto de estradas da CSG representa 271,5 quilômetros de concessão na Serra Gaúcha e no Vale do Caí. Desde fevereiro deste ano, a empresa é responsável pela administração e manutenção de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49), além da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58).
O contrato de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.
Fonte: MCom
PG
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