O incentivo à prática de atividades físicas garante o desenvolvimento e crescimento saudável para as crianças. A pediatra e hebiatra, membro do Comitê de Adolescência da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Susana Estefenon, afirma que também é papel dos médicos enfatizarem aos pais a importância da realização de exercícios desde cedo.
– Atualmente crianças e adolescentes gastam mais tempo em frente às telas do que fazendo outra atividade e, nos últimos anos, tem me preocupado muito o impacto do uso destas tecnologias. Muitos estudos comprovam que elas influenciam o comportamento, modificando hábitos desde a infância, que podem causar danos ao crescimento e à saúde física – expõe Susana.
A pediatra sugere que os pais apresentem para seus filhos todos os tipos de brincadeiras, jogos, atividades recreativas e esportes. É preciso estar atento para notar qual é a afinidade de cada criança, considerando a habilidade pessoal e o seu biotipo para a escolha mais acertada.
– Qualquer atividade ao ar livre, em família ou com amigos, é indicada para todas as idades como um grande fator de proteção, desenvolvimento e crescimento mais saudável, visto que o esporte também pode beneficiar na socialização – destaca a pediatra.
Além da escolha de um esporte, a educação para um estilo de vida saudável também é relevante, proporcionando uma alimentação balanceada, o uso equilibrado do tempo livre e a integração com outras pessoas.
Fonte: PlayPress
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde