Assessor de comunicação do Santuário de Caravaggio irá atuar, pela Rádio Vaticano, na cobertura do Sínodo

Leandro Ávila embarca para Roma na sexta-feira, 29 de setembro e já deve participar da vigília ecumênica na Praça de São Pedro, no sábado, dia 30; ele fará um período de estágio na Rádio Vaticano até o final de outubro

O jornalista, radialista, comunicador e assessor de comunicação do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, vai representar a Diocese de Caxias do Sul durante a cobertura jornalística da primeira sessão da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos, em Roma. Leigo, casado e pai, Leandro Ávila vai realizar um período de estágio na Rádio Vaticano durante esse, que depois do Concílio Vaticano II (1962-1965), é o evento mais expressivo da Igreja Católica.

O processo sinodal iniciou em 2021, quando o Papa Francisco convocou uma grande escuta em todas as dioceses do mundo. A terminologia “Sínodo” vem do grego que, em síntese, trata de “caminhar juntos”. E foi isso que o Pontífice perguntou às Igrejas locais: como estamos caminhando juntos e como o Espírito pode nos ajudar a aprimorar esse percurso da Igreja no Terceiro Milênio.

A partir disso, iniciou-se um grande trabalho, que na Diocese de Caxias do Sul, reuniu mais de 7 mil respostas, de leigos e leigas, padres, religiosos, as pessoas em situação de rua e a imprensa. Desse total, foi preparado um relatório de 10 páginas, enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que sintetizou o material de todas as dioceses do Brasil e enviou ao Celam, que é a conferência latino-americana, que, por sua vez, remeteu a síntese das igrejas da região ao Vaticano que, posteriormente, divulgou o Instrumentum Laboris para esta primeira assembleia. Um novo encontro vai ser realizado em 2024.

Foi em 2013 que Ávila, com parte de sua família, se apresentou na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, a JMJ. Nascido em Camaquã, ele cultiva amor pela tradição do Rio Grande do Sul e, naquela ocasião, levou à frente o único grupo de cultura gaúcha que se apresentou nos palcos da Jornada. Eles apresentaram um repertório que une música do Rio Grande e fé. Fruto do projeto realizado em terras fluminenses, nasceu uma amizade com o coordenador da Rádio Vaticano/Vatican News para a língua portuguesa, Silvonei José. O diálogo e a parceria foram sendo mantidos ao longo dos anos, e também o sonho de realizar esse “laboratório” na sede da Igreja, em Roma.

Ávila participou, como assessor de comunicação, da abertura do Sínodo dos Bispos 2021-2024, na Diocese. A Missa aconteceu no dia 17 de outubro de 2021, no Santuário de Caravaggio. Depois de alguns anos e, com a providência de Deus, as datas fecharam e Ávila terá a possibilidade de atuar, profissionalmente, na cobertura do Sínodo que tem como tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” é contará com a presença de bispos, padres e leigos do Brasil, de todos os continentes e a presidência do Papa Francisco, a partir do dia 04 de outubro.

Assessor de comunicação no Santuário de Caravaggio, Leandro Ávila reside na comunidade do Santuário desde 2010. Aos 46 anos, fala da oportunidade de estar no evento como fiel e profissional de imprensa. “Meu sentimento é de gratidão a Deus, à nossa Diocese de Caxias do Sul, na pessoa de Dom José Gislon, ao Santuário, na pessoa do padre Ricardo Fontana, e a tantas pessoas que são sinal da providência de Deus para que essa viagem se concretize. É uma alegria representar a minha Diocese e o Santuário, como profissional de imprensa nesse momento ímpar da nossa Igreja”, salienta.

Ávila embarca para Roma na sexta-feira, 29 de setembro e já deve participar da vigília ecumênica na Praça de São Pedro, no sábado, dia 30. Diariamente, ele irá reportar notícias, vídeos e informações do Sínodo dos Bispos para a Rádio Miriam Caravaggio (FM 95,7), para as redes do Santuário de Caravaggio e da Diocese de Caxias do Sul. O retorno será no final do mês de outubro.

Fonte: DIOCESE DE CAXIAS DO SUL
error: Conteúdo Protegido