Evento de encerramento ocorreu nesta quarta-feira, 20 de setembro, no Parque de Rodeios, sede da ABCTG.
Nesta quarta-feira (20), Dia do Gaúcho, ocorreu no Parque de Rodeios General Bento Gonçalves da Silva, sede Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha, o encerramento dos Festejos Farroupilhas 2023. No último dia da programação, o local recebeu apresentação de Invernadas Artísticas com os CTGs Laço Velho, Presilha da Serra e Laços da Amizade; a Cavalgada Solidária, em homenagem aos 100 anos da Revolução de 1923, em parceria com a Igreja Cristo Rei (também fazendo parte da programação da 77ª Festa de Cristo Rei), Missa Crioula, Torneio de Laço e ainda show com o Tropilha Gaviona.
Neste ano, os Festejos Farroupilhas 2023 contaram com 20 dias de atividades culturais, artísticas, educacionais e de entretenimento que envolveu cerca de 33 mil pessoas. Além das atividades da programação, o Parque contou com a presença dos piquetes e o tradicional Acampamento Farroupilha com pessoas de Bento Gonçalves e de tantas outras, uma vez que muitos laçadores de outras cidades participaram das provas campeiras.
A programação cultural contemplou contação de histórias, teatro, bailes, 11ª Edição da Copa Bento de Laço, Touradas e Gineteadas, sessão de cinema, oficinas de chimarrão, da indumentária Gaúcha e da encilha, 3ª Edição do Torneio de Laço Rei do Marruco, Tertúlia do EEEM Mestre Santa Bárbara, Futebol de Bombacha, e muitos fandangos com destaque para Os Monarcas e João Luiz Correa. Os grupos tradicionalistas da cidade também marcaram presença nos Festejos, com shows de Jeverson Carelli e Grupo Identidade, Recordação Gaúcha, Sinfonia de Campo, Beto & Tobias e Família Gaúcha, Tropilha Gaviona, Grupo de Danças e Artes Nativas Rastros do Tempo, entre outras atrações. O show do Guri de Uruguaiana também reuniu grande público.
O Gaúcho Homenageado e patrão do CTG Laço Velho, Sérgio De Toni, destaca sobre o reconhecimento do trabalho em prol do tradicionalismo em Bento Gonçalves. “É uma felicidade e um orgulho muito grande ter sido homenageado. Agradeço todos os dias. É uma emoção que contagia a gente e reflete um trabalho que vem sendo feito dentro do CTG Laço Velho. Agora é só continuar esse trabalho, com cada vez mais responsabilidade, mais garra, para mostrar para esse povo, essa juventude, o trabalho e os valores tradicionalistas. Isso não tem preço!”, comenta De Toni.
O presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas, comentou sobre a força-tarefa acerca da realização do evento. “Nesse ano foi realizada uma programação diferenciada. Para começar, foram feitas melhorias grandes no parque, teve o início da reconstrução da Cancha de Laço, a contratação das bandas, do show do Guri de Uruguaiana. Tivemos sempre com a casa cheia. Agradecemos a Diretoria da ABCTG e ao Poder Público por termos realizado um evento para todos”, comentou o presidente.
O Secretário de Cultura Evandro Soares salientou sobre o momento de tragédia das enchentes e ressaltou que o sentimento tradicionalista precisa ser vivenciado todos os dias. “Neste momento de tragédia das enchentes, o evento também se mostrou solidário realizando uma campanha de arrecadação de produtos necessários para o atendimento daqueles que foram afetados. Encerramos esse evento com a esperança renovada de que a cultura tradicionalista está aqui como guia, como mãe, da nossa sociedade, em especial do nosso Estado. Fica aqui o meu reconhecimento a todos que fizeram parte da equipe que faz arder a chama crioula no peito dos gaúchos para que essa cultura possa ser vivenciada, não só nos Festejos Farroupilhas, mas todos os dias”.
Participaram da solenidade de encerramento o Secretário de Cultura Evandro Soares; o presidente da ABCTG e Conselheiro Benemérito do MTG, Adiles Rodrigues de Freitas; o Conselheiro Benemérito, Álvaro Machado de Mesquita; o Gaúcho Homenageado de 2023 e Patrão do CTG Laço Velho, Sérgio De Toni; o vereador Ari Peliccioli; a diretora cultural da 11ª RT, Zélide Vargas; o diretor campeiro da 11ª RT, Roberto Barreto; Diretores de Cavalgadas da 11ª RT, Claudiomiro Dias e Oedemar de Toni; o Patrão do CTG Gaudério Serrano, Adelino Omizzolo; a Patroa do CTG Laços da Amizade, Rejane Delgado; o Patrão do CTG Presilha da Serra, Vanderlei Gottems; o Patrão do CTG Alvorada Gaúcha, representado por Cleimar Zonta; e da Comissão Campeira, Valdecir Saibel e Carlos Menezes.
Ainda, estavam presentes os Gaúchos Homenageados de anos anteriores, como Álvaro Machado de Mesquita, Omair Ribeiro Trindade, Adiles Rodrigues de Freitas, Claudiomiro Dias, Iraci Dalla Valle e Ivete Maria Dalla Valle.
Festejos Farroupilhas 2023
Realização: Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura.
Financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – FAC/RS, Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Apoio: 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves.
Patrocínio: Corsan e Aegea: Agora, juntas. Nossa Natureza movimenta o Rio Grande.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor