Projeto Comprador Internacional na Wine South America tem perspectiva de gerar mais de R$ 33 mi em negócios

Ação foi realizada pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil durante a quarta edição da feira de vinhos, em Bento Gonçalves

Com mais de 350 rodadas de negócios em três dias, o Projeto Comprador Internacional realizado na 4ª Wine South America pelo Wines of Brazil, projeto setorial do Consevitis-RS para promoção dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado externo, encerrou na última quinta-feira (14) com a perspectiva de gerar mais de R$ 33 milhões em negócios internacionais para as 28 vinícolas brasileiras participantes desta edição. Do total projetado, aproximadamente R$ 7,8 milhões (USD 1,6 milhão) são referentes a negócios internacionais realizados durante as rodadas e o restante (cerca de R$ 25,5 milhões ou USD 5,2 milhões) a serem concretizados nos próximos 12 meses.

A ação, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trouxe para a Serra Gaúcha 14 profissionais de nove países (Bélgica, China, Estados Unidos, Irlanda, Japão, Peru, Reino Unido, Rússia e Singapura) para reuniões em espaço exclusivo durante a feira profissional de vinhos e visitas técnicas a vinícolas para conhecer o processo produtivo e as tecnologias. O grupo também participou de uma masterclass com degustação educacional guiada por um sommelier, apresentando o potencial do setor e as regiões vitivinícolas brasileiras.

Os importadores e distribuidores convidados revendem para estabelecimentos on trade (restaurantes, bares, hotéis, etc.) e off trade (supermercados, liquor stores, wine shops, e-commerces, etc.).

“Possibilitar a vinda de compradores internacionais para o Brasil é uma situação em que todos ganham. Além de os convidados terem a possibilidade de conhecer sobre o setor vitivinícola brasileiro, as vinícolas têm a oportunidade real de fazer rodadas de negócios com todos os compradores prospectados. O Projeto Comprador é uma de nossas ações promocionais que mais têm resultado, pois, ao conhecer a qualidade das vinícolas brasileiras, os compradores têm maior confiança para fechar negócio. Ademais, fomentamos as exportações brasileiras ao idealizarmos o encontro das vinícolas com os compradores nas rodadas de negócios, contemplando vinícolas de todos os portes, desde exportadoras experientes até empresas que nunca exportaram. Estamos mais do que satisfeitos com todos os resultados”, afirma o gerente de Promoção para Mercado Externo do Consevitis-RS, Rafael Romagna.

Em 2022, com seis compradores internacionais e 19 vinícolas brasileiras, esse mesmo projeto realizado na Wine South America gerou uma perspectiva de negócios de USD 205 mil já durante a feira e expectativa de USD 711 mil em negócios internacionais para os 12 meses seguintes.

No ano passado, o setor bateu recorde em relação a ações promocionais executadas pelo projeto Wines of Brazil e, consequentemente, a valor exportado. De janeiro a dezembro de 2022, foram comercializados USD 13,6 milhões, um incremento de 10,5% em relação a 2021.

Promoção do suco de uva brasileiro e agendas estratégicas

Além do estande do projeto setorial Wines of Brazil em parceria com a ApexBrasil, o Consevitis-RS marcou presença na 4ª Wine South America com um espaço institucional coletivo em que o público da feira pôde degustar sucos de uva elaborados por quatro vinícolas (Casa Madeira, Econatura, Garibaldi e Nova Aliança).

A Embrapa Uva e Vinho também participou do estande do Consevitis-RS apresentando as cultivares BRS Cora, BRS Violeta, BRS Carmem, BRS Magna e Isabel Precoce, desenvolvidas pelo seu Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. O estande também recebeu a visita dos jornalistas e influenciadores que integraram o Projeto Imagem organizado pela Wine South America. Na ocasião, as equipes do Consevitis-RS e da Embrapa Uva e Vinho apresentaram ao grupo as ações e pesquisas realizadas pelas entidades.

“O suco de uva tem se destacado como uma escolha para quem busca uma vida mais saudável. Graças à presença de antioxidantes, vitaminas e minerais, o consumo regular de suco de uva proporciona uma série de benefícios à saúde, entre eles o fortalecimento do sistema imunológico, a redução da pressão arterial, a proteção das células dos danos causados pelos radicais livres e uma hidratação natural, conforme apontam diversas pesquisas já realizadas. Sem falar no sabor delicioso, sendo uma opção refrescante que agrada a pessoas de todas as idades”, salienta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

O Consevitis também esteve representado na cerimônia de abertura da feira pelo vice-presidente, Daniel Panizzi. Já o diretor-executivo, Eduardo Piaia, representou a entidade na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho e na audiência pública que tratou dos desafios enfrentados pelos setores vitivinícola e olivícola do Rio Grande do Sul.

Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

Fonte: Consevitis-RS | Assessoria de Imprensa
Fotos: Wine South America

error: Conteúdo Protegido