As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 49 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 12h desta quarta-feira (20/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.
A vítima encontrada na terça-feira, dia 19, uma mulher localizada por mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar no município de São Valentim do Sul, constava na lista de desaparecidos. Como a identificação foi realizada pelo Instituto-Geral de Perícias, constatou-se que ela era uma das dez pessoas apontadas como desaparecidas. Sendo assim, a lista dos desaparecidos diminui para nove.
Na lista de desaparecidos, contavam quatro em Muçum e um em Roca Sales. A partir desta publicação, os dados serão ajustados conforme os dados da Polícia Civil. Portanto, três desaparecidos em Muçum e dois em Roca Sales.
Óbitos: 49
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 12
- Santa Tereza: 1
- São Valentim do Sul: 1
Desaparecidos: 9
De acordo com a lista divulgada pela Polícia Civil.
- Arroio do Meio: 1
- Encantado: 1
- Lajeado: 2
- Muçum: 3
- Roca Sales: 2
Pessoas resgatadas: 3.130
Municípios afetados: 106
Desabrigados registrados: 4.855
Conforme registros efetuados pelos municípios no sistema S2iD.
Desabrigados no momento: 755
Segundo monitoramento da Secretaria de Assistência Social.
Desalojados: 21.095
Afetados: 383.557
Feridos: 943
A tabela completa com o boletim atualizado está disponível neste link.
Cadastre-se para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação e, a partir daí, estará apto a receber as informações.
Também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.
Texto e edição: Secom
VI Encontro Municipal de Coros ocorre no dia 28 de junho, na Fundação Casa das Artes, em Bento
Prefeitura de Santa Tereza segue monitorando situação do Rio Taquari
GUARDA CIVIL MUNICIPAL PRENDE HOMEM COM MANDADO DE PRISÃO, EM BENTO GONÇALVES