Em torno de 80 cavalarianos participaram na manhã desta quarta-feira, 20, Dia do Gaúcho, da Tradicional Cavalgada de Cristo Rei, em direção à Associação Bento Gonçalvense da Cultura Tradicionalista (ABCTG).
A cavalgada iniciou às 9h30 após a benção e oração realizada pelo Pároco de Cristo Rei, Padre Pedro Carissimi.
Os cavalarianos saíram da Rua Duque de Caxias e depois acessaram a Travessa Silva Paes, no Cidade Alta, em direção á ABCTG.
Neste ano, a cavalgada teve um caráter solidário. Com o intuito de arrecadar doações as famílias atingidas pelas enchentes, foram destinadas alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza ou ração para os animais.
O coordenador de cavalgadas da ABCTG Claudiomiro Dias destacou a grande participação dos cavalarianos e destacou a representatividade da data comemorativa ao início da Revolução Farroupilha.
“Esse ano optamos por realizar a Cavalgada Solidária para arrecadar donativos as famílias. O dia 20 de setembro é o dia nosso, do Gaúcho, de cultivarmos a tradição”.
O pároco de Cristo Rei, Pedro Carissimi, destacou a alegria de estar pela primeira vez a frente da Paróquia na Tradicional Cavalgada.
“Momento de muita satisfação e de cultivar a nossa tradição junto a Paróquia Cristo Rei e também de prestar a nossa solidariedade, por ser a primeira cavalgada na paróquia é um momento ainda mais especial”, declarou.
Às 11h ocorre na ABCTG, na Linha Cruzeiro, a Missa Crioula com o Padre Pedro Carissimi e posteriormente a sequência dos festejos do Dia do Gaúcho, com almoço às 12h30min e o encerramento das atividades previsto para às 16h30min.
Fotos: Gabriel Pfeifer / Jornalismo Difusora
Deputado Pasin defende implantação do sistema antigranizo na proteção da uva e outras culturas no RS
Secult está com inscrições abertas para as oficinas itinerantes
Com recuperação da agropecuária, Estado registra aumento de 4,9% no PIB em 2024